NOTÍCIA

A Dengue e Febre Chicungunha são alguns dos perigos causados por lixo e entulhos jogados em terrenos baldio.

08 Dezembro 2014 por:

Com a chegada do período de chuvas a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus, transmissores da dengue, da febre amarela e da febre chicungunha começa a crescer. Por esse motivo, foi dado o início a campanha nacional de combate à proliferação do Aedes aegypti e Aedes albopictus, por indicação do Ministério da Saúde.

Em Campo Grande, no dia 05 de Dezembro, foi realizado o Dia D de Combate ao Mosquito transmissor da Dengue e Chikungunya, uma realização da CCEV - Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais e da Sesau Secretaria Municipal de Saúde Pública.

Para o chefe do setor de Controle de Vetores, Alcides Ferreira, 04 a cada 05 notificações feitas são em residências, o que mostra que a população ainda precisa fazer a parte dela. A febre chicungunha ainda é uma novidade para os campo-grandenses, chegou à Capital em setembro de 2014. Foram 27 casos notificados, no entanto apenas um confirmado até o momento.

Desde o mês de novembro a prefeitura de Campo Grande está realizando mutirões de limpeza para recolher materiais recicláveis na rua. Esta ação teve início nos bairros Guanandi, Taquarussu e Jacy, onde a incidência de infestação de mosquito é elevado, mas deve ser realizado também em outros bairros de Campo Grande durante o mês de dezembro.

Prevenção

O empresário, Luis Mosko do Capital Caçambas, afirma que a melhor forma de prevenção é manter o terreno limpo de entulhos e lixos orgânicos, não descartando em qualquer local móveis velhos, podas de árvores ou resto de construções. ?A preocupação com a Dengue, Febre Amarela e a Febre Chikungunya deve ser redobrada neste período de chuvas, mas não podemos esquecer também de outras pragas como escorpiões, cobras e caramujos que também são riscos a saúde?.

Dentre as três doenças citadas, apenas a febre amarela possui vacina disponível, a dengue possui uma vacina que previne dos quatro tipos da doença, mas que ainda está em fase de testes em humanos. Não existe vacina contra febre chicungunha, neste caso a única prevenção é manter a sua residência, residências vizinhas e os terrenos arredores limpos e livres de água parada ?Terrenos baldios não são aterros sanitários nem lixões para serem jogados restos de obras, podas de árvores, pneus velhos e móveis velhos, para isso é possível contratar o serviço de caçambas de entulho para realizar a limpeza?, completa Luis Mosko.

A aplicação de inseticida por meio de nebulização, popularmente conhecido como Fumacê, também é uma forma de prevenção de uma epidemia, ?Esta é uma medida paliativa, ou seja, tem efeito momentâneo e não proporcionará resultados duradouros se não for realizado em conjunto com a limpeza de terrenos, de sua residência e dos vizinhos? afirma Luis.

Serviços

A Secretaria Municipal de Saúde Pública ? SESAU é responsável pela coordenação e a gestão dos serviços de saúde pública de Campo Grande/MS, está localizada na Rua Bahia, 280 - Centro - CEP: 79002-530, você pode entrar em contato pelo telefone (67) 3314-3000 ou pelo e-mail [email protected].

VEJA TAMBÉM