Sessões


Busca

NOTÍCIAS

Voce conhece os gatos de Hemingway?

10 JUNHO 2012

Um dos maiores escritores norte-americanos, vencedor do Nobel de Literatura, Ernest Hemingway também ficou conhecido pela sua paixão por gatos. No período em que viveu na pequena ilha de Key West, extremo Sul dos Estados Unidos, Hemingway adquiriu de um capitão um gato da raça Maine Coon. Este seria um gato normal exceto por um pequeno detalhe: seu Maine Coon tinha seis dedos nas patas dianteiras.

Seu carinho e dedicação para com o gato e seus descendentes (que também herdaram os dedinhos extras) fez com que estes felinos fossem conhecidos como ?gatos de Hemingway?, enquanto que o nome científico é gatos polidáctilos.

Em meados do século XIX, estes felinos foram perseguidos e mal vistos por serem associados à bruxaria, no entanto, o conto dos marinheiros é oposta a essa versão: muitos homens do mar procuravam ter gatos polidáctilos por acreditarem que os mesmos trariam sorte. O que ocorre é que os gatos com dedos a mais, aprimoram sua habilidade de caça com as patas da frente, tornando-se uteis no extermínio de ratos, comum nas embarcações.

A polidactilia é uma característica hereditária causada por um gene anormal predominante e pode ser considerado um ?incidente genético?. É comum que os gatos polidáctilos apresentem dedos extras nas patas dianteiras, normalmente o polegar, chamado de ?oponível?. Embora o fator da polidactilia não implique nenhum problema de saúde ao felino, as unhas devem receber uma atenção dobrada, pois normalmente o polegar extra, apresenta dificuldade maior em gastar a unha, tendo que ser aparada periodicamente. Se a unha crescer em demasia, pode machucar o animal.

Alguns gatos polidactilos quando filhotes podem ter alguma dificuldade de locomoção, mas depois de adultos, se tornam gatos saudáveis e habilidosos devido à vantagem do dedo a mais. Com este polegar oponível, alguns gatos conseguem façanhas como segurar pequenos objetos na pata, como um humano ou primata. Embora seja um fator genético e mais comum em gatos da raça Maine Coon, a polidactilia não pode ser indicada como característica da raça ou de uma nova raça. Algumas outras raças já apresentam este fator.

Gatos polidáctilios são considerados mais raros por terem um número de criadores bastante limitado no mundo todo. São mais frequentes nos Estados Unidos, como a própria casa de Hemingway, que abriu este artigo. Estima-se que na antiga casa do escritor, vive cerca de 60 destes gatinhos, descendentes daquele original que Hemingway teria ganhado do marinheiro. Dizem que seu amor por Snowball, o gatinho polidáctilo foi tamanho, que o felino foi incluído em seu testamento.
 

Esta é uma matéria informativa o que não dispensa uma visita ao veterinário em casos de animais diferentes. Existem outros casos considerados graves que podem se assemelhar com a polidactilia. 


(Colaboração e pesquisa de Raiane Carneiro, acadêmica de Direito e dona da gata polidáctilo na foto, chamada Cookie.)