COLUNAS
Bolívia proíbe uso de pele e plumas de animais em fantasias de Carnaval
POSTADO EM 13 MAR 2016 por: Coluna dos Bichos Reality Ininvestment MS
As autoridades da Bolívia proibiram o uso de peles e plumas de animais nas fantasias que serão usadas no Carnaval do país, assim como o uso indiscriminado de água em brincadeiras ao longo das comemorações.
O Vice-ministério do Meio Ambiente, Biodiversidade e Mudança Climática anunciou em comunicado nesta quinta-feira uma resolução que proíbe ?a comercialização e aglomeração de animais silvestres?, vivos ou mortos, ou elementos derivados ?em comemorações do Carnaval em nível nacional?.
O Ministério do Meio Ambiente e Água e a Polícia Florestal do Meio Ambiente controlarão e confiscarão qualquer produto que seja derivado de animais silvestres, acrescenta a nota.
O vice-ministro de Meio Ambiente e Biodiversidade, Gonzalo Rodríguez, afirmou que a lei será aplicada principalmente nos desfiles bolivianos por causa do Carnaval.
?As brigadas serão mobilizadas por todo o país para evitar a posse ilegal, o comércio e o massacre de animais silvestres que são prejudiciais ao ecossistema?, disse Rodríguez.
As regiões bolivianas comemorarão o Carnaval a partir de sexta-feira, com desfiles de fantasias e bailes típicos que se estenderão até na próxima terça-feira, mas a maior festa do folclore da Bolívia será no sábado, em Oruro.
O Carnaval de Oruro, declarado Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade pela Unesco em 2001, é um dos mais frequentados por bolivianos e turistas estrangeiros.
O governo boliviano e grupos defensores do meio ambiente expressaram diversas vezes a preocupação pela depredação praticada com espécies como os ?quirquinchos? (tatus andinos), cujas carapaças são usadas para fazer matracas utilizadas em alguns bailes tradicionais.
Também costumam ser depredados os flamingos-andinos, papagaios, tucanos e condores, que têm as asas e plumas arrancadas para vestir dançarinos que participam de diversos desfiles.
Em algumas regiões bolivianas também é comum a brincadeira com água e espuma, geralmente feitas com balões ou pistolas de brinquedo.
O Vice-ministério do Meio Ambiente afirmou que está proibido o uso indiscriminado de água nas comemorações de Carnaval e a brincadeira com espumas que contenham ?Hidroclorofluorcarbono 22 (R-22)? por degradar a camada de ozônio e poder gerar riscos à saúde.
Fonte: Terra
(Foto: Wikimedia)
VEJA TAMBÉM
Referência por Cristiana Carneiro
Coluna semanal que traz um resumo atualizado sobre acontecimentos da Capital e do Estado.
POSTADO EM 04 Junho 2016Deus Aguarda
O Caminho para a Vida Superior começa na prestação de serviço aos outros.
POSTADO EM 04 Junho 2016Um policial herói durante patrulha
Policial leva cão abandonado ao veterinário e se recusa ir para casa até saber que ele está bem…
POSTADO EM 04 Junho 2016NACIONAL
Auditor do TCU diz que práticas fiscais do governo Dilma foram atos 'graves'
09 Junho 2016MATO GROSSO DO SUL
MS ocupa 10º lugar no ranking da transparência e Campo Grande último
09 Junho 2016CAMPO GRANDE
Três irmãos de MS chefiam quadrilha que vendia droga boliviana em SP
09 Junho 2016VEJA TAMBÉM
Danilo Gentili comanda Prêmio MS Industrial de Jornalismo 2016
18 Maio 2016Reinauguração do Ginásio Fernando Fontoura acontecerá neste domingo
30 Abril 2016Temer: população não quer ideologias, mas resultados positivos
08 Junho 2016