COLUNAS

Eles são os gatos do pedaço, mas todo mundo só quer adotar cachorro no CCZ

POSTADO EM 20 OUT 2017 por: Coluna dos Bichos Reality Ininvestment MS Eles são os gatos do pedaço, mas todo mundo só quer adotar cachorro no CCZ

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Todo mundo parece que já teve um dono, mas chega ali em condições desumanas. Outros são entregues bem cuidados e com a desculpa que foram encontrados nas ruas. Praticamente todos os dias o CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) coloca dezenas de gatos para adoção e ninguém quer. Os cães continuam sendo os preferidos.
 
A rejeição é por conta de mitos e preconceitos criados sobre os bichinhos. Tem gente que acredita que gato não tem a mesma fidelidade que um cachorro. O chamam até de traiçoeiro. "Isso não é verdade. A gente convive diariamente com esses animais e basta chegar perto para descobrir o tanto que o gato é carinhoso. Infelizmente, é uma resistência cultural em decorrência de um mito e que precisa ser rompido", explica a médica veterinária, Claúdia Macedo.
 
Se o gato é preto, o bicho sofre até na Sexta-Feira 13 em que o CCZ precisa barrar adoções. Isso porque muita gente aproveita a data só para fazer maldade com o animal. "A gente faz de tudo para que essa maldade não aconteça. E depois disso, poucas pessoas ficam sensibilizadas em adotar", lamenta.
 
Para incentivar a adoção, o CCZ promove mutirões em busca de um novo lar para os bichinhos. Os adultos são entregues vermifugados e castrados para que a turminha dos felinos não fique de lado. Todos os dias, são castrados pelo menos cinco gatos que depois vão para a lista de espera.
 
"São todos saudáveis e só precisam de carinho. Tem gente que chega aqui preocupada com estética, mas isso não importa", afirma.
 
Claúdia reitera a importância da castração para evitar que novos animais sejam abandonados. "O CCZ disponibiliza isso gratuitamente. Mas o proprietário que não quiser aguardar na fila, precisa ter consciência que existem muitos médicos veterinários que campanha de castração a preços irrisórios. É uma das maneiras da gente contribuir contra o abandono desses animais"
 
Um levantamento mensal da Secretaria Municipal de Saúde mostra bem a diferença de interesses. De janeiro a agosto deste ano, 960 cães foram adotados enquanto só 441 gatos tiveram a chance de uma nova família. 
 
Serviço - Quem tiver interesse, o horário para adoção é de segunda a sexta das 17h às 19h. Sábado e domingo das 14h às 19h. O interessado deve chegar ao local com cópia do RG, CPF e comprovante de residência.
 
Já o serviço de castração é gratuito e as vagas para o procedimento abrem a partir do dia 20 de cada mês. Agendamentos somente pelos telefones: (67) 3313-5003 ou 3314-9500. É cobrado apenas uma taxa de R$ 15,00 para a microchipagem.
 
O CCZ fica na Avenida. Senador Filinto Müller, 1601, Vila Ipiranga.
 
 
 
A reportagem é de Thailla Torres, do Jornal Campo Grande News
 

VEJA TAMBÉM

Médium Luiz Gasparetto morre aos 68 anos

Médium Luiz Gasparetto morre aos 68 anos

Escritor espírita, filho de Zíbia Gasparetto, lutava contra um câncer de pulmão.

POSTADO EM 05 Maio 2018
REDES

REDES

Não importa que haja alguém sempre à espreita para melhor lançar a rede no momento propício em nossa(...)

POSTADO EM 05 Maio 2018