COLUNAS

Justiça determina transferência de ursa do Zoobotânico de Teresina para santuário

POSTADO EM 25 NOV 2017 por: Coluna dos Bichos Reality Ininvestment MS Justiça determina transferência de ursa do Zoobotânico de Teresina para santuário
(Foto: Reprodução/TV Clube)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O juiz Frederico Botelho de Barros Viana, da 4ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) determinou, nesta segunda-feira (6/11), que a ursa Marsha seja transferida do Parque Zoobotânico de Teresina. Segundo a decisão a ursa será levada para o Santuário Associação Mata Ciliar, localizado no município de Jundiaí, em São Paulo. A coordenação do zoobotânico afirmou que vai recorrer.
 
De acordo com a Confederação Brasileira de Proteção Animal (CBPA), a transferência da ursa ainda não tem data marcada. ?Estamos aguardando a caixa de transporte ficar pronta. Em uma semana em média acreditamos que isso ocorrerá e vamos aí com o avião da Força Aérea Brasileira fazer a transferência?, informou Carolina Mourão, presidente da CBPA.
 
O coordenador do zoobotânico de Teresina, José Renato Uchôa, afirmou que o local em que Marsha é mantida já passou por inspeção do Ministério Público do Piauí e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e os órgãos determinaram que o ambiente em que a ursa é mantida é adequado.
 
?Vamos recorrer dessa decisão. É um animal idoso, que viveu muitos anos no circo, viajando e que aqui tem todo um local montado para ela. Não sabemos nem se ela vai sobreviver a essa transferência?, declarou José Renato Uchôa.
 
 
Petição on-line gerou ação judicial
 
O caso teve início com uma petição online divulgada nas redes sociais pedindo a transferência da ursa. Segundo a CBPA, autora do abaixo-assinado, o animal estaria mal instalado e enlouquecendo por conta do calor.
 
Conforme a presidente da CBPA o documento teve cerca de 200 mil assinaturas. A ativista também foi responsável por mover a ação popular. ?Biólogos que analisaram a situação foram clássicos na resposta que está na peça e a Justiça Federal determinou que ela seja retirada imediatamente", afirmou Carolina Mourão.
 
 
 
 
A reportagem é de Lucas Marreiros do G1 PI 
07/11/2017 

VEJA TAMBÉM

Médium Luiz Gasparetto morre aos 68 anos

Médium Luiz Gasparetto morre aos 68 anos

Escritor espírita, filho de Zíbia Gasparetto, lutava contra um câncer de pulmão.

POSTADO EM 05 Maio 2018
REDES

REDES

Não importa que haja alguém sempre à espreita para melhor lançar a rede no momento propício em nossa(...)

POSTADO EM 05 Maio 2018