Com a chegada do período de chuvas a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus, transmissores da dengue, da febre amarela e da febre chicungunha começa a crescer. Por esse motivo, foi dado o início a campanha nacional de combate à proliferação do Aedes aegypti e Aedes albopictus, por indicação do Ministério da Saúde.
Em Campo Grande, no dia 05 de Dezembro, foi realizado o Dia D de Combate ao Mosquito transmissor da Dengue e Chikungunya, uma realização da CCEV - Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais e da Sesau Secretaria Municipal de Saúde Pública.
Para o chefe do setor de Controle de Vetores, Alcides Ferreira, 04 a cada 05 notificações feitas são em residências, o que mostra que a população ainda precisa fazer a parte dela. A febre chicungunha ainda é uma novidade para os campo-grandenses, chegou à Capital em setembro de 2014. Foram 27 casos notificados, no entanto apenas um confirmado até o momento.
Desde o mês de novembro a prefeitura de Campo Grande está realizando mutirões de limpeza para recolher materiais recicláveis na rua. Esta ação teve início nos bairros Guanandi, Taquarussu e Jacy, onde a incidência de infestação de mosquito é elevado, mas deve ser realizado também em outros bairros de Campo Grande durante o mês de dezembro.
O empresário, Luis Mosko do Capital Caçambas, afirma que a melhor forma de prevenção é manter o terreno limpo de entulhos e lixos orgânicos, não descartando em qualquer local móveis velhos, podas de árvores ou resto de construções. ?A preocupação com a Dengue, Febre Amarela e a Febre Chikungunya deve ser redobrada neste período de chuvas, mas não podemos esquecer também de outras pragas como escorpiões, cobras e caramujos que também são riscos a saúde?.
Dentre as três doenças citadas, apenas a febre amarela possui vacina disponível, a dengue possui uma vacina que previne dos quatro tipos da doença, mas que ainda está em fase de testes em humanos. Não existe vacina contra febre chicungunha, neste caso a única prevenção é manter a sua residência, residências vizinhas e os terrenos arredores limpos e livres de água parada ?Terrenos baldios não são aterros sanitários nem lixões para serem jogados restos de obras, podas de árvores, pneus velhos e móveis velhos, para isso é possível contratar o serviço de caçambas de entulho para realizar a limpeza?, completa Luis Mosko.
A aplicação de inseticida por meio de nebulização, popularmente conhecido como Fumacê, também é uma forma de prevenção de uma epidemia, ?Esta é uma medida paliativa, ou seja, tem efeito momentâneo e não proporcionará resultados duradouros se não for realizado em conjunto com a limpeza de terrenos, de sua residência e dos vizinhos? afirma Luis.
A Secretaria Municipal de Saúde Pública ? SESAU é responsável pela coordenação e a gestão dos serviços de saúde pública de Campo Grande/MS, está localizada na Rua Bahia, 280 - Centro - CEP: 79002-530, você pode entrar em contato pelo telefone (67) 3314-3000 ou pelo e-mail ouvidoria@sesau.capital.ms.gov.br.
Está programada a recomposição das margens do rio, construção de muros de contenção pelo sistema gabião e colocação de placas pré-moldadas.
01 Março 2015O planejamento que será entregue à secretária nacional prevê a destinação de R$ 720 mil aos cursos de capacitação que serão ministrados aos guardas municipais nos próximos dois anos.
26 Fevereiro 2015A atividade abrange os principais colégios particulares, estabelecimentos da Rede Municipal de Ensino na região central da cidade e em bairros distantes, onde há grande fluxo de carros e pedestres.
25 Fevereiro 2015NACIONAL
MATO GROSSO DO SUL
CAMPO GRANDE