NOTÍCIA

Agetran mantém por mais 30 dias fiscalização educativa na avenida Júlio de Castilho

20 Maio 2014 por:
Reality Ininvestment MS/Foto: Marlon Ganassin 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) vai prorrogar até 19 de junho a fiscalização educativa das 6h às 10h e das 16h às 19h, horários em que o estacionamento será proibido na avenida Júlio de Castilho. Neste período, os agentes de trânsito só orientarão os motoristas. O adiamento da aplicação de multas para quem estacionar nas sete horas de proibição foi decidida na última terça-feira (13), quando o diretor da Agetran , Jean Saliba e o secretário de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Semy Ferraz, se reuniram com um grupo de 50 empresários estabelecidos na avenida. 
 
Conforme o diretor-presidente da Agetran, Jean Saliba, os comerciantes justificaram a necessidade do adiamento porque precisariam de mais tempo para se ?acostumar? com a proibição, que ainda será parcial. Mas caso persistam os problemas na via, será proibido estacionar permanentemente. 
 
O diretor lembra que dentro do projeto de revitalização da avenida, era previsto a total retirada do estacionamento. Mas, em cumprimento a um acordo firmado com os comerciantes de toda a região, por 90 dias após a implantação, o estacionamento na avenida será permitido das 10h às 16 horas. ?A mudança está dentro do projeto, feito há quase três anos, sendo estudado, anunciado e já deveria ter sido aplicado, para o reordenamento da via e resolução dos problemas. Caso persistam os problemas na via, será proibido estacionar permanentemente. Ou mesmo já repassamos a todos, que para desfazer algo que não deu certo, dentro das mudanças, só depois da entrega definitiva da obra. Além de praticarmos as ações na via, temos que finalizar o contrato em vigor, pois não podemos mexer em nada, antes de termos a obra completa em mãos?, explica.
 
Desde a primeira semana do mês de abril, os agentes têm percorrido a avenida para orientar os motoristas sobre as novas regras de estacionamento na avenida. Mesmo com este trabalho de conscientização e apesar de terem sido instaladas placas de orientação, somente em um dia, na semana passada, durante o período em que o pessoal da agência percorreu a via, foram encontrados 50 veículos estacionados durante o período de proibição.
 
 
Avaliação
Segundo o diretor do Departamento de Planejamento da Agetran, Jerônimo Barros da Costa, neste período está sendo feito um acompanhamento do impacto desta medida sobre o fluxo de veículos e, principalmente, se haverá algum prejuízo para o transporte coletivo. Está sendo avaliado, sobretudo, o tempo de duração do trajeto de ida e volta dos ônibus entre a Cabeça de Boi (início da avenida) e o terminal. Conforme os técnicos da agência municipal, caso fique demonstrado que o estacionamento (ainda que limitado a seis horas diárias) gera congestionamento e atrasa a circulação dos ônibus, será restabelecido o projeto inicial de proibir estacionamento na avenida.
 
O diretor-presidente Jean Saliba, lembra que a Júlio de Castilho é uma via rápida que não comporta estacionamento, assim como a avenida Eduardo Elias Zahran. Outra característica do trânsito na Júlio de Castilho (também semelhante ao modelo da Zahran) é a proibição de conversão à esquerda. Os motoristas terão de recorrer às vias de acesso, percurso que tecnicamente é chamado de laço de quadra, para fazer o trajeto. Nesta semana, deve ser concluído o recapeamento das últimas três vias.
 
 
O projeto
A revitalização da avenida Júlio de Castilho foi iniciada em 22 de agosto de 2011. Do montante da verba para as obras, 5% vieram do Pró-Transporte e 95% do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), totalizando R$ 18 milhões. Foram executados 13,6 km de calçadas com piso tátil; instalados 38 abrigos de ônibus; refeito o pavimento da via em toda a sua extensão (6,8 km); implantados 3,3 km de drenagem e recuperados 9,7 quilômetros de vias que servirão de alça. Foi feito o realinhamento do eixo da via; criação do canteiro central e nova iluminação pública.
 
Também foram instalados 18 semáforos na esquina da Júlio de Castilho com os seguintes locais: terminal Júlio de Castilho; ruas Tupinambás, Ricardo Franco, Presidente Vargas, Otávio Mangabeira, Nicola Vitcow, Miranda, Maria Splenger, Manoel Ferreira, Leônidas de Matos/Nioaque, Itatiaia/Arisoli Ribeiro, rua dos Andradas/Crisântemos, Dolores, Brasil Central/Guaratinga, Aero Clube, avenida Tamandaré/Bartolomeu Dias e Capibaribe/Tordesilhas.
 
 
CG Notícias

VEJA TAMBÉM

Prefeitura e Detran firmam convênio para registro e licença de ciclomotor

A assinatura do convênio, que acontecerá no Paço municipal, visa ampliar atendimento e proporcionar regularização aos proprietários dos veículos ciclomotores.

16 Julho 2014

Com déficit de R$ 200 mil mensal, Nosso Lar pede apoio do prefeito para continuar atendimento

O prefeito Gilmar Olarte se reuniu com a diretoria da entidade que veio pedir apoio do município, com o restabelecimento da parceria que existia até 2012 e foi interrompida em 2013 pela gestão passada.

15 Julho 2014

Antiga rodoviária pode ganhar praça de alimentação

Segundo o diretor do Instituto Municipal de Planejamento (Planurb), Marcos Antonio Cristaldo, a proposta é adotar um modelo semelhante ao da feira central. Leia mais notícias no Reality Ininvestment MS

14 Julho 2014

NACIONAL

Onze candidatos à Presidência disputam a preferência de 141 milhões de eleitores

17 Julho 2014

MATO GROSSO DO SUL

Governador viaja aos EUA para agilizar obra do Aquário

17 Julho 2014

CAMPO GRANDE

Prefeitura e Detran firmam convênio para registro e licença de ciclomotor

17 Julho 2014

VEJA TAMBÉM

Google Chrome encurta a vida da bateria de notebooks

17 Julho 2014

Simone Tebet vai trabalhar pela valorização do profissional da educação

17 Julho 2014

Aprenda a se alimentar de forma mais saudável

17 Julho 2014