NOTÍCIA

Anatel quer melhorar regras de atendimento a consumidores do setor de telecomunicações

17 Março 2013 por:

Reality Ininvestment MS/Foto: Divulgação
 
 
 
 
 
 
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está propondo regulamento único para o setor, com regras gerais para o atendimento, a cobrança e oferta a consumidores dos serviços de telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura. Segundo a agência, a mudança vai aperfeiçoar as regras e ampliar os direitos e os mecanismos de proteção aos consumidores.
 
O novo regulamento prevê a possibilidade da existência de entidades que poderão produzir informações comparativas das ofertas das prestadoras dos serviços de telecomunicações. Com isso, o consumidor poderá escolher o melhor serviço de acordo com o seu perfil de consumo.  A Anatel também quer adequar todos os serviços de telecomunicações às regras de atendimento previstas na Lei do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), como prazos máximos para atendimento e prazo de guarda de informação.
 
Outra regra é tornar obrigatório para todos os serviços de telecomunicações o atendimento via internet. O regulamento também prevê o aumento da quantidade mínima de estabelecimentos para prestar atendimento presencial aos consumidores.
 
O relator da matéria, conselheiro Marcelo Bechara, explicou que o país tem atualmente cerca de 340 milhões de clientes de serviços de telecomunicações e que a convergência tecnológica e de serviços é uma tendência de mercado. ?Neste cenário, passa a ser cada vez mais desejável que pelo menos boa parte dos consumidores possa manusear com facilidade o regulamento para prevenir e repudiar situações contrapostas a seus direitos e às normas atribuídas às prestadoras?, disse.
 
A proposta inicial do regulamento foi aprovada pelos diretores da agência, mas ainda deve passar por um período de consulta pública de 30 dias, a partir da próxima segunda-feira (18).  
 
No ano passado, a telefonia celular foi campeã de reclamações nos Procons do país, segundo o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), com 9,1% dos mais de 2 milhões de reclamações registradas. O setor de telecomunicações como um todo, que inclui telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura, também teve destaque no ranking de reclamações, com 21,7% dos assuntos mais demandados nos Procons em 2012.
 
 
Agência Brasil
 

VEJA TAMBÉM

Mercado reduz estimativa de crescimento da economia este ano

A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, passou de 3,10% para 3,03%.

18 Março 2013

Brasileiros ficaram mais de 18 horas sem energia em 2012

O consumidor também ficou mais vezes sem luz: 13,18 vezes, em média, quando o permitido seria 11,10 vezes.

17 Março 2013

Emprego na indústria tem recuo de 1,1% em janeiro com relação a 2012

A pesquisa do IBGE mostra que o valor da folha de pagamento real caiu 5% em janeiro deste ano, na comparação com dezembro de 2012.

15 Março 2013

INTERNACIONAL

Missa de inauguração do novo papado reúne líderes de vários países e religiões

19 Março 2013

NACIONAL

Joaquim Barbosa mantém bloqueio de bens de Duda Mendonça e sócia

19 Março 2013

MATO GROSSO DO SUL

Governador defende no Senado mudança na proposta de unificação do ICMS interestadual

18 Março 2013

VEJA TAMBÉM

Expogrande será lançada amanhã com homenagem a Wilson Barbosa Martins

18 Março 2013

Pesquisa mostra relação entre obesidade e pé chato

18 Março 2013

Mercado reduz estimativa de crescimento da economia este ano

19 Março 2013