NOTÍCIA

Anvisa vai estudar medidas para estimular uso racional de medicamentos

17 Janeiro 2013 por:

Reality Ininvestment MS/Foto: Divulgação

 
 
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta quarta-feira (16) um edital de chamamento para que instituições interessadas integrem uma força de trabalho para a determinação de medidas que estimulem o uso racional de medicamentos.
 
Para a Anvisa, a venda de medicamentos tarja vermelha, que teoricamente precisam de prescrição médica, mas que na prática são vendidos sem apresentação de receita, é um problema grave de saúde pública. Por isso o foco do grupo deve ser a exigência da receita pelas farmácias na hora da compra, o que evitaria a automedicação.
 
Esses remédios correspondem a 65% do mercado de medicamentos e, para a maioria deles, a legislação sanitária exige apenas a apresentação da receita médica no ato da compra. As farmácias não são obrigadas a reter as receitas e, na prática, não costumam exigir a apresentação delas.
 
Instituições públicas e privadas, de caráter nacional, relacionadas à pesquisa, produção, distribuição, venda, dispensação e prescrição de medicamentos, e também segmentos relacionados à vigilância sanitária, defesa do consumidor e controle social do Sistema Único de Saúde poderão integrar o grupo. Além destes, órgãos públicos responsáveis por políticas públicas relacionadas à saúde também poderão participar.
 
A criação do grupo foi definida em audiência pública feita em setembro de 2012 que discutiu a necessidade de apresentação de receita médica para compra de medicamentos de tarja vermelha. A proposta da Anvisa é implementar medidas de fiscalização e educação para alertar sobre os riscos da automedicação e estimular o consumo racional de medicamentos no país. As inscrições vão até o dia 15 de fevereiro.
 
 
Agência Brasil
 

VEJA TAMBÉM

Governo disponibiliza R$ 12 milhões para ampliar tratamento contra tabagismo

Atualmente, 3 mil unidades oferecem o serviço, que inclui apoio psicológico, medicamentos, atendimentos educativos e terapêuticos.

07 Abril 2013

Operadoras de planos de saúde deverão implantar ouvidorias para atender usuários

O objetivo é de reduzir os conflitos entre beneficiários e empresas.

03 Abril 2013

Estudo sugere que fumar logo após acordar aumenta risco de câncer

As taxas de NNAL no sangue dos participantes foram correlacionadas com a idade dos indivíduos, além de dados como quando ele começou a fumar.

01 Abril 2013

INTERNACIONAL

Central japonesa de Fukushima admite possível vazamento de água radioativa

08 Abril 2013

NACIONAL

Brasil é terceiro em ranking das Américas sobre impunidade de crimes contra jornalistas

08 Abril 2013

MATO GROSSO DO SUL

MS aparece na 21ª posição no ranking de corrupção da Polícia Militar

08 Abril 2013

VEJA TAMBÉM

Chuvas e descarga elétrica adiam MS Canta Brasil com CPM 22 e Rivers para 28 de abril

08 Abril 2013

Governo disponibiliza R$ 12 milhões para ampliar tratamento contra tabagismo

08 Abril 2013

Cerca de 105 mil trabalhadores domésticos já têm FGTS, segundo a Caixa

08 Abril 2013