NOTÍCIA

Câmara aprova Estatuto de Juventude e texto vai para sanção presidencial

10 Julho 2013 por:
Reality Ininvestment MS/Foto: Divulgação
 
 
 
 
 
 
 
A Câmara dos Deputados aprovou ontem (9) o Estatuto da Juventude, que trata de direitos e políticas públicas voltadas a jovens entre 15 e 29 anos. Em tramitação na Casa desde 2004, o texto agora segue para sanção presidencial.
 
Os parlamentares aprovaram a maior parte das alterações que vieram do Senado, com exceção de três itens. A Câmara manteve transporte escolar progressivo a estudantes do ensino superior, e não apenas do ensino básico; e derrubou a necessidade de selo de segurança para a Carteira de Identificação Estudantil, que segundo os parlamentares contrários, poderia resultar em monopólio das entidades emissoras.
 
O projeto do estatuto foi amplamente discutido durante toda a noite dessa terça-feira (9), e os debates ocorreram em duas etapas. Após apresentar parecer que resultou em vários questionamentos dos deputados, a relatora, deputada Manuela D?Ávila (PCdoB-RS), fez reformulações e apresentou uma versão mais consensual horas mais tarde.
 
Um dos pontos mantidos conforme o texto da Câmara é o que libera meia passagem a todos os estudantes entre 15 e 29 anos em viagens interestaduais, independentemente do motivo, conforme legislação federal, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. ?Nós estamos devolvendo o meio passe a todos os estudantes, porque a conjuntura política mudou?, disse a relatora.
 
Por outro lado, foi aprovado texto do Senado que mantinha a reserva de vagas para estudantes no transporte interestadual, conforme ocorre com os idosos. São duas vagas gratuitas por veículo para jovens de baixa renda e mais duas com desconto de 50% para esses mesmos jovens.
 
Parlamentares do DEM e PPS, tentaram derrubar regra do Senado que previa emissão da Carteira Identificação Estudantil preferencialmente pela Associação Nacional de Pós-Graduandos, pela União Nacional dos Estudantes, pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e por entidades estudantis estaduais e municipais a elas filiadas. O destaque foi rejeitado por 268 votos contra 62 e 5 abstenções.
 
No final da sessão, ficou definido que a votação do projeto que distribui rendimentos da exploração do petróleo para a saúde e para a educação ficará para esta quarta-feira (10), a partir das 14h. Pela manhã, os parlamentares votarão a Medida Provisória 610, que trata de benefícios a atingidos pela seca. Aprovado hoje no Senado, o item passará a trancar a pauta.
 
 
Agência Brasil

 

VEJA TAMBÉM

Em discurso, Figueiró reforça necessidade de recuperar rio Taquari

O senador sul-mato-grossenses relatou que o assoreamento do rio Taquari vem se agravando ao longo de 30 anos.

16 Julho 2013

INTERNACIONAL

Redução de dependência tecnológica ajudará a evitar espionagens, diz Patriota

17 Julho 2013

NACIONAL

Abin monitora fatores de risco para Jornada Mundial da Juventude

17 Julho 2013

MATO GROSSO DO SUL

Justiça em MS bloqueia verba de publicidade de governos

17 Julho 2013

VEJA TAMBÉM

Cassação de Bernal é ameaça real e vereadores começam a discutir o processo

17 Julho 2013

Ministério Público responsabiliza bombeiros por alvará da Boate Kiss

16 Julho 2013

Necropsia afirma que combinação de heroína e álcool matou ator de 'Glee'

17 Julho 2013