NOTÍCIA

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo continua até 12 de dezembro

29 Novembro 2014 por:
Reality Ininvestment MS/Foto: Divulgação
 
 
 
 
 
 
 
 
A campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite, que terminaria nesta sexta-feira (28), não atingiu a meta de imunização. Por isso, o Ministério da Saúde decidiu prorrogá-la até 12 de dezembro em todo país, na tentativa de alcançar o objetivo de imunizar pelo menos 95% do público-alvo.
 
Iniciada no dia 8 deste mês, a campanha vacinou 9,3 milhões de crianças contra poliomielite, o que representa 73,2% da meta estabelecida, e 7,1 milhões contra o sarampo, aproximadamente 65,4% do público-alvo.
 
Coordenadora do Programa de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues ressaltou que, mesmo crianças com vacinação em dia, devem se imunizar na campanha, lançada para reforçar a proteção.
 
A campanha contra a poliomielite é voltada para 12,7 milhões de crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos. Segundo Carla, ainda há no mundo dez países endêmicos para a poliomielite. "Então, o reforço da imunização é a forma que o Brasil tem para continuar livre de uma doença infectocontagiosa grave, que pode causar paralisia irreversível", salientou.
 
A VIP (Vacina Inativada Poliomielite) também está disponível para crianças que não começaram a ser imunizadas com as duas primeiras doses injetáveis, aos 2 e 4 meses de idade.
 
A vacinação contra sarampo alcançará crianças de 1 ano até as que ainda não completaram 5 anos. Aproximadamente 10 ,6 milhões de crianças devem ser vacinadas com a tríplice viral. Além de imunizar contra sarampo, a vacina protege contra a rubéola e a caxumba.
 
Para Carla Domingues, as crianças com alergia a leite devem aguardar o chamado do Ministério da Saúde para tomar a vacina contra sarampo em outra ocasião, já que podem ter reações alérgicas a componetes do insumo.
 
O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano. A única forma de prevenção é a vacina.
 
"Os pais têm de entender a importância de levar os filhos para vacinar, mesmo os que estão com a cadernteta em dia. Somente dessa forma eles podem garantir que os filhos estarão protegidos das doenças, prevenindo internações e até óbitos", acrescentou Carla.
 
 
Por Aline Leal
Da Agência Brasil

VEJA TAMBÉM

Risco de faltar energia no Sudeste e Centro-Oeste está em mais de 7%, diz comitê

Os dados foram divulgados quinta-feira pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), grupo técnico do governo que estuda o setor.

05 Fevereiro 2015

Indústria brasileira encerra 2014 com maioria dos indicadores em queda

A CNI informou que os dados são os mais fracos desde 2009 para todos os indicadores, com exceção do rendimento médio real.

03 Fevereiro 2015

Gastos escolares sobem mais que o dobro da inflação em janeiro, diz FGV

A maior inflação foi registrada nos cursos formais, que incluem os ensinos fundamental, médio e elementar, com 6,29% em janeiro.

02 Fevereiro 2015

NACIONAL

Risco de faltar energia no Sudeste e Centro-Oeste está em mais de 7%, diz comitê

05 Fevereiro 2015

MATO GROSSO DO SUL

Quinta pode ter chuvas, trovoadas e rajadas de vento em MS, diz Inmet

05 Fevereiro 2015

CAMPO GRANDE

Com redução da mortalidade infantil, Capital contribui com Objetivos do Milênio

05 Fevereiro 2015

VEJA TAMBÉM

Jordânia promete resposta severa aos terroristas do Estado Islâmico

05 Fevereiro 2015

Petrobras: Graça Foster e cinco diretores renunciam ao cargo

05 Fevereiro 2015