NOTÍCIA

Comissão discute projeto do Ato Médico

04 Dezembro 2012 por:

Reality Ininvestment MS /Foto: Pedro França - Agência Senado

 
 
 
Volta a ser discutido pela Comissão de Educação (CE), na terça-feira (4), o projeto que regulamenta o exercício da Medicina, conhecido como Ato Médico. O substitutivo da Câmara ao PLS 268/2002 é o primeiro item da pauta da reunião, com início previsto para as 11h. A proposta tem causado polêmica entre profissionais de saúde desde sua apresentação, há uma década, pelo então senador Benício Sampaio.
 
O texto lista procedimentos que só poderão ser realizados por médicos, como a aplicação de anestesia geral, cirurgias, internações e altas. Diz ainda que também só caberá a médicos o diagnóstico de doenças e as decisões sobre o tratamento do paciente. A proposta define ainda as tarefas liberadas aos demais profissionais de saúde, entre elas a aplicação de injeções, curativos e coleta de sangue.
 
Em abril, a CE promoveu audiência pública para debater o tema. De um lado, estiveram os médicos, preocupados em delimitar seu espaço profissional. De outro, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e demais profissionais da saúde, temerosos de que, com a proposta, os médicos assegurem exclusivamente para si uma série de atividades, criando assim uma ?reseva de mercado?.
 
Relator da matéria na comissão, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) é favorável à sua aprovação, por considerar que, no texto, não há restrições às atividades dos demais profissionais. Na reunião da última terça-feira (27), seu relatório chegou a ser lido na CE, mas o presidente da comissão, senador Roberto Requião (PMDB-PR), concedeu vista coletiva.
 
O projeto do Ato Médico foi apresentado no Senado em 2002 e aprovado em 2006, após uma série de audiências públicas promovidas pela então relatora da matéria, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO). Na Câmara, o texto foi aprovado em 2009, mas com uma redação modificada - e, por isso, retornou ao Senado, onde tramita agora.
 
O substitutivo da Câmara foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em fevereiro deste ano. Depois da CE, a proposta ainda passará pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), antes de ir a votação no Plenário.
 
 
Agência Senado
 

VEJA TAMBÉM

Criado comitê para auxiliar ações nas cadeias

Ministério da Saúde cria comitê e a medida foi publicada pelo Diário Oficial da União desta terça (20).

21 Novembro 2012

Maior incidência de câncer de pele ocorre no interior do Brasil

Conforme o estudo, cidades sem praias têm incidência de câncer de pele 40% maior do que nos municípios que ficam à beira-mar.

18 Novembro 2012

INTERNACIONAL

Suspensão do Paraguai do Mercosul deve ser mantida, sinaliza subsecretário

06 Dezembro 2012

CIêNCIA

Nasa divulga fotos noturnas da Terra

06 Dezembro 2012

VEJA TAMBÉM

Reforma política pode entrar em pauta na próxima semana

07 Dezembro 2012

Vereadores de Bandeirantes solicitam ao deputado Giroto investimentos para o município

06 Dezembro 2012