NOTÍCIA
Congresso aprova Lei de Diretrizes Orçamentarias para 2013
18 Julho 2012 por:
Foi aprovada na noite de terça-feira (17), pelo Congresso Nacional a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), definindo como será a aplicação de recursos do governo federal para o ano de 2013. Ao final da votação, o acordo final suprime alguns pontos polêmicos e mantem a previsão de aumento no salário mínimo de 7,35%.
A medida aprovada mantém a previsão de reajuste do salário mínimo em 7,35%, que eleva o valor dos atuais R$ 622 para 667,75, a partir do ano que vem. Porém, esse valor ainda pode ser alterado no futuro pelo Executivo e Legislativo na Lei Orçamentaria Anual (LOA), com base no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes e na inflação do ano anterior, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
A polêmica regra aprovada pela Comissão de Orçamentos, onde as empresas estatais poderiam ter regime de licitação diferenciado, foi rejeitada em plenário por deputados e senadores que reestabeleceram o texto original, não prevê privilégios para estatais. Com esta regra, na prática, as estatais como Petrobras e Eletrobrás ficariam desobrigadas a respeitar as tabelas oficiais de preços utilizadas em licitações, podendo contratar e comprar bens por preços usuais do mercado.
Outro ponto de discussão foi com relação ao item que permitia ao governo promover gastos com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mesmo que a LOA não seja aprovada até 31 de dezembro, ultimo prazo. Nesse caso houve a retirada do item, a pedido da oposição. Se a LOA não for aprovada até o fim do ano, o governo só poderá dispor do equivalente a um mês do orçamento para pagamento de pessoal.
A diretriz aprovada, ainda versa sobre a lei de acesso à informação, do qual deve ser ampliada a partir do ano que vem. O objetivo é abranger todos os entes que recebem dinheiro público para manutenção de salários, estrutura e gastos diversos. Nesse patamar se encontram as empresas estatais, as entidades do Sistema S, governo federal, os estaduais, municipais e convênios entre entidades privadas.
A Lei de Diretrizes Orçamentarias aprovada, dita critérios e objetivos para o orçamento do ano seguinte. A Lei Orçamentaria Anual, é enviada ao Congresso pelo Ministério do Planejamento, que especifica os gastos e prevê receitas. Com a aprovação do LDO, os parlamentares partem para seu recesso até o dia 1° de agosto.
VEJA TAMBÉM
Trad aguarda equipe de Bernal para definir IPTU 2013
Trad diz que vai submeter a matéria sobre o tributo à Bernal porque acredita ser correto que o progressista tome conhecimento dos detalhes, já que o encaminhamento do imposto vai definir a cobrança no ano que vem, primeiro ano de seu mandato.
31 Outubro 2012Penas do mensalão podem sofrer redução ao final do julgamento
A hipótese de continuidade delitiva já está sendo usada para fixar penas nos casos em que houve vários atos de um mesmo crime, como no de lavagem de dinheiro.
29 Outubro 2012Oscar Niemeyer deixa hospital e passa bem
Conforme sua assessoria de imprensa, o arquiteto está "muito feliz" em voltar para casa e vem se recuperando bem.
29 Outubro 2012ESPORTES
INTERNACIONAL
CAMPO GRANDE
MS deve continuar com altas temperaturas
31 Outubro 2012VEJA TAMBÉM
Senado aprova prazo para início de tratamento de câncer pelo SUS
31 Outubro 2012Em MS Polícia Ambiental antecipa operação da piracema
31 Outubro 2012Eu amo meus peitos
31 Outubro 2012