NOTÍCIA

Dengue: governo quer evitar crescimento da doença em 2014

21 Abril 2013 por:

Reality Ininvestment MS/Foto: Divulgação
 
 
 
 
 
 
 
 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou neste sábado (20) que planeja uma reunião com os estados que registraram aumento dos casos de dengue este ano, como Minas Gerais, São Paulo e Goiás. O objetivo é conter o avanço da doença no país em 2014.
 
?Vamos fazer uma avaliação profunda do que ocorreu: se tem a ver com a transição dos governos municipais, se teve desmobilização das equipes para evitar um crescimento de dengue no próximo ano?, disse. Segundo Padilha, o encontro deve ocorrer após o mês de maio, período de maior transmissão da doença.
 
De acordo com levantamento do Ministério da Saúde divulgado no dia 10 deste mês, a média nacional de casos de dengue é 368,2 em cada grupo de 100 mil habitantes. No ano passado, essa média era 98,1. Até a 13ª semana de 2013, foram 714.226 notificações, número superior a 2012, quando 190.294 casos foram notificados.
 
Padilha destacou que, até o mês de maio, o país permanece em alerta contra a dengue, principalmente em relação aos idosos. ?Neste momento, tem que agir prioritariamente para reduzir os casos de óbito e casos graves. A epidemia de dengue tem uma característica de as pessoas com mais de 60 anos de idade terem 13 vezes maior o risco de evoluir para caso grave ou óbito.?
 
O ministro deu as declarações enquanto participava pela manhã, na capital paulista, da abertura da ação de mobilização para a vacinação contra a gripe, que começou hoje em todo o país. Neste sábado, ocorre o Dia D de Mobilização, com 65 mil postos do país abertos das 8h às 17h. A campanha vai até o dia 26 em todo o país.
 
Poderão receber a vacina idosos, profissionais de saúde, crianças entre 6 meses e 2 anos, gestantes, indígenas, mulheres até 45 dias após o parto (puerpério), pessoas privadas de liberdade e doentes crônicos.
 
 
Agência Brasil
 

VEJA TAMBÉM

Pesquisa aponta que 46,4% dos usuários de telefonia fixa estão satisfeitos

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações.

19 Abril 2013

Brasil tem três computadores para cada cinco habitantes, diz pesquisa da FGV

A projeção para daqui três anos é que o país tenha um computador por habitante, com 200 milhões de unidades.

18 Abril 2013

INTERNACIONAL

Suspeito pode ser condenado à morte, diz Departamento de Justiça dos EUA

23 Abril 2013

VEJA TAMBÉM