NOTÍCIA

Dia 4 de abril - Dia Mundial dos Animais de Rua

04 Abril 2013 por:

Cristiana Carneiro/Foto: Humberto Salla

 

 

 



Hoje 4 de abril é comemorado o Dia Mundial dos Animais de Rua. Não existe uma época que possa ser denominada como ?a pior? para um animal que vive nas ruas. As quatro estações do ano, sem exceção, são extremamente delicadas e muitos não sobrevivem. Saciar a sede e a fome de um animal é muito reconfortante, mas a situação dos animais de rua no Brasil está cada vez mais delicada, e representa hoje um problema de saúde pública.

No dia 4 de outubro se comemora o dia de São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais. São Francisco de Assis viveu na Itália entre os séculos XII e XIII. Durante a juventude levava a vida como um rico filho de comerciante. Então, converteu-se e passou a trabalhar com um grupo de discípulos (que ficaram conhecidos como franciscanos), todos devotos da pobreza evangélica.

O santo tinha uma relação muito especial com os animais. Há alguns anos o Papa João Paulo II decretou São Francisco de Assis como o padroeiro da ecologia, pelo reconhecido amor a todas as criaturas.

 Francisco de Assis foi sepultado em 4 de outubro de 1226 e canonizado em 1228. Em comemoração à data, durante este mês várias entidades de proteção animal organizam eventos sobre bem-estar animal e cerimônia de bênção aos animais.

 

A sociedade ainda precisa entender quais são as suas responsabilidades e deveres em relação aos animais. Um animal sem raça definida por exemplo, além de ser um amigo fiel também precisa de um lar, tanto quanto um de raça, precisa de proteção e cuidado. (Foto:Divulgação)

 


Infelizmente essa invisibilidade animal faz parte de um problema social e que deverá perdurar algum tempo ainda. No entanto, se cada um fizer a sua parte esse mal pode ser amenizado e alguns peludos poderão ter uma vida mais digna e saudável.

Com o passar do tempo, o homem passou a olhar o animal de forma humana, já que os mesmo sentem dor, medo, angústia, como qualquer pessoa.

Em dias atuais, ainda podemos presenciar atos desumanos e maus tratos aos bichos. Atos estes que vêm chamando a atenção de defensores de animais e também do poder público. As redes sociais também se tornaram um grande aliado no combate aos maus tratos.

Devemos aproveitar esta data para refletir sobre a importância e o bem que esses animais fazem e trazem para as nossas vidas. Alguns são até considerados como filhos pelo fato de darem um carinho incondicional aos seus donos

Quem ama os animais cuida, portanto nesta data e se possível todos os dias, alimente um cão de rua, apadrinhe uma castração, dê um lar temporário ou adote. Em caso de maus tratos nunca deixa de denunciar.

Enfim, essa invisibilidade animal faz parte de um problema social de grandes dimensões e que deverá perdurar algum tempo ainda. Entretanto, se cada um fizer a sua parte esse mal pode ser amenizado e alguns peludos poderão ter uma vida melhor.

 

Outro fator que contribui em grande parte pelo imenso número de cães e gatos abandonados é a reprodução indiscriminada desses animais, muitas vezes intermediada pelos próprios guardiões. Este problema poderia ser facilmente minimizado se as pessoas aceitassem castrar seus cães e gatos de companhia. (Foto: Divulgação)



Conscientização


Se você não pode adotar um bicho de rua, pelo menos não seja mais um estorvo em sua vida já tão comprometida. Se não puder ajudar, ao menos não atrapalhe. Mas, se você ajudar, será bem melhor. E não vai custar nada.

Se você é uma dessas pessoas que ainda têm dificuldade em sentir compaixão por um animal, ao avistar um deles no seu caminho, imagine como se fosse uma criança perdida pelas ruas da cidade muito assustada com frio, fome, sede e medo. Certamente, você não seria de todo insensível a essa cena, não é? Com um animal é a mesma coisa. Pense nisso.

VEJA TAMBÉM

Marcelo Tas participa de seminário de trânsito para jornalistas

O seminário abordará temas como o SNT, e seu funcionamento. O primeiro dia conta com a presença de Luiz Otávio Maciel, conselheiro suplente representante do Ministério da Saúde no Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Hélio Doyle, jornalista e professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.

22 Maio 2013

Angelina Jolie poderá interpretar a própria mãe no cinema

Conforme publicação, o roteiro já está sendo elaborado e o filme deve começar a ser rodado em 2014.

20 Maio 2013

Artigo: Esquecer é permitir, recordar é combater

Leia o artigo "Esquecer é permitir, recordar é combater " de Rosildo Barcellos no Reality Ininvestment MS.

19 Maio 2013

NACIONAL

Brasil debate com seis países estratégias para atração de médicos

22 Maio 2013

MATO GROSSO DO SUL

Câmara de Vereadores aprova porte de arma para os guardas municipais

22 Maio 2013

VEJA TAMBÉM

Fafá de Belém faz show dia 24 no Golden Class em Campo Grande

22 Maio 2013

A boa postura muitas vezes depende apenas de autocorreção.

22 Maio 2013

MPF diz que Casa Civil negou acesso a sindicância sobre Rosemary Noronha

22 Maio 2013