NOTÍCIA

Dormir pouco ou muitas horas por noite prejudica memória

03 Maio 2014 por:
Reality Ininvestment MS/Foto: Reprodução
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dormir demais ou pouco na meia-idade pode afetar a memória no futuro, segundo estudo feito pelo hospital Brigham and Women, com mais de 15 mil mulheres acima de 70 anos.  As voluntárias que dormiam cinco horas ou menos, ou mais de nove horas por dia, na meia-idade e nos anos posteriores apresentaram problemas de memória. As falhas detectadas deveriam aparecer somente dois anos depois do constatado, caso as mulheres tivessem cumprido as horas ideais de sono. As informações são do Huffington Post.
 
"Dada a importância da preservação da memória na vida adulta, é fundamental identificar os fatores modificáveis, como hábitos de sono, que podem ajudar a alcançar este objetivo", disse a pesquisadora-chefe Elizabeth Devore. Ela afirmou que a pesquisa determinou que dormir uma média de sete horas por noite ajuda a manter a memória e evita o prejuízo cognitivo.
 
O estudo foi publicado esta semana no Journal of the American Geriatrics Society e não é o primeiro trabalho que relaciona sono e memória. No início deste ano, pesquisadores descobriram que a memória dos ratos de um odor específico foi mais reforçada quando foram expostos ao cheiro durante o sono, em comparação com quando sentiram o cheiro enquanto acordados. Outra pesquisa ainda concluiu que distúrbios crônicos do sono podem acelerar o aparecimento de demência e doença de Alzheimer.
 
 
Terra

 

VEJA TAMBÉM

Alerta sobre poliomielite não preocupa Brasil, segundo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou, em nota, que o Brasil não precisa de medidas adicionais contra a doença, já que não tem registros de casos desde 1990.

05 Maio 2014

Vitamina D aumenta chances de sobreviver a tipos de câncer

Um novo estudo concluiu que altos níveis do nutriente podem contribuir para a saúde de pacientes com câncer de mama, intestino e linfoma.

01 Maio 2014

Teste de vacina contra dengue aponta redução de 56% dos casos

É o primeiro de dois testes da fase três, que visa a fornecer dados sobre a eficácia da vacina em seres humanos, em diferentes ambientes epidemiológicos.

28 Abril 2014

NACIONAL

Setor elétrico critica políticas do governo e pede soluções 'urgentes'

07 Maio 2014

MATO GROSSO DO SUL

Enersul vai reajustar em 9,4% luz em 73 municípios de MS

07 Maio 2014

CAMPO GRANDE

Prefeitura concede reajuste acima da inflação e assegura auxilio alimentação a 5.625 servidores

07 Maio 2014

VEJA TAMBÉM

Alerta sobre poliomielite não preocupa Brasil, segundo Ministério da Saúde

06 Maio 2014

Google avisará por celular quando produto visto on-line estiver por perto

06 Maio 2014

Inglaterra estaria surtando de medo da violência no Rio

06 Maio 2014