NOTÍCIA

Escolha de um papa da América Latina é vista como positiva por representantes de várias religiões

14 Março 2013 por:

Reality Ininvestment MS/Foto: Divulgação
 
 
 
 
 
 
A eleição do cardeal argentino Jorge Bergoglio como papa repercute em diversos setores da sociedade. Para o interlocutor do candomblé na Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, organização não governamental, o babalaô Ivanir dos Santos, a escolha de um papa da América Latina poderá representar uma esperança para que o diálogo religioso se fortaleça no mundo. ?Em especial no Brasil, o respeito às religiões de origem africana. Que ele venha para ser um papa da diversidade?, disse. ?É um prenúncio de mudança dentro da Igreja Católica. É um cidadão comum de um continente onde impera a diversidade?, completou.
 
A sacerdotisa Fátima Damas, da umbanda, aprovou a escolha de um cardeal argentino para o Vaticano. ?São nossos coirmãos. E ele está com seus olhos voltados para o povo mais sofrido, para o pobre. Ele está aberto para o diálogo. Isso é importantíssimo?. Fátima lembrou que o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, membro da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa pela Igreja Católica, ?já fez essa abertura?. A umbandista espera que o papa eleito, quando vier ao Rio de Janeiro, em julho próximo, para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), possa receber a comissão, ?que é a pluralidade dos religiosos?.
 
O budista Jyu Nsho roga para que o novo papa possa ajudar na comunicação entre as religiões, tornando a prática religiosa melhor. ?A gente espera que isso possa melhorar no Brasil inteiro?, disse. O sacerdote do movimento Hare Krishna no Brasil, Prema Bhakti, também defende o fortalecimento do diálogo entre as religiões e achou positivo o fato do papa Francisco ser latino-americano. ?Eu fico feliz pelo fato de ser um latino-americano, porque representa um avanço na Igreja Católica. E fico esperançoso que ele fortaleça esse diálogo em relação ao discurso interreligioso, o debate entre as religiões e possa fortalecer o diálogo contra a intolerância e a união entre todos os religiosos?, declarou.
 
Os representantes da religião muçulmana no Rio de Janeiro saudaram a escolha do novo papa e esperam dele uma continuidade ao trabalho de aproximação que vinha sendo feito pelo papa emérito Bento XVI. ?Estamos esperançosos. É o primeiro papa sul-americano e esperamos que ele possa desenvolver um excelente trabalho, principalmente no diálogo interreligioso, que é importantíssimo. Esperamos que ele possa ser bem-sucedido nas próprias questões inerentes ao catolicismo. Até porque ele colocou um nome alusivo a São Francisco de Assis, que tem toda a questão da humildade e do trabalho pelos pobres?, disse o diretor do Departamento Educacional da Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro, Sami Isbelle.
 
 
Agência Brasil
 

VEJA TAMBÉM

Dilma promulga lei dos royalties do petróleo

A íntegra da nova lei será publicada na edição desta sexta-feira (15) do Diário Oficial da União.

14 Março 2013

Congresso aprova Orçamento de 2013

O Orçamento segue agora à sanção presidencial.

12 Março 2013

Congresso deve concluir nesta terça votação do Orçamento 2013

Se a proposta orçamentária for aprovada pelo Senado, ela seguirá para a sanção presidencial.

11 Março 2013

INTERNACIONAL

Ao celebrar missa, papa alerta que Igreja não pode ser uma ONG piedosa

15 Março 2013

NACIONAL

Dilma promulga lei dos royalties do petróleo

15 Março 2013

MATO GROSSO DO SUL

Mato Grosso do Sul será vanguarda em pesquisa de peixes com o Aquário do Pantanal, afirma Ministro Crivella

15 Março 2013

VEJA TAMBÉM

Estruturas dos telões do Maracanã começam a ser colocadas

15 Março 2013

Economia brasileira inicia o ano em crescimento, mostra índice do Banco Central

15 Março 2013