This content requires the Flash Player. Download Flash Player. Already have Flash Player? Click here.

This content requires the Flash Player. Download Flash Player. Already have Flash Player? Click here.

NOTÍCIA

Especialistas em Leishmaniose afirmam que tratamento evita transmissão da doença

14 Março 2013 por:
Reality Ininvestment MS/Foto: RaiC 
 
 
 
 
 
 
Durante audiência pública contra a Política de Combate à Leishmaniose, nesta quarta-feira (13) na Justiça Federal no Parque dos Poderes, em Campo Grande, pelo médico veterinário doutor em Parasitologia e professor de doenças Infectocontagiosas, Vitor Márcio Ribeiro, de Minas Gerais, afirmou que cão tratado não transmite a doença.
 
A audiência ocorre por causa de uma ação civil pública proposta pela ONG Abrigo dos Bichos contra a Prefeitura de Campo Grande e a Secretária Municipal de Saúde. Eles querem impedir que o poder público continue praticando a eutanásia de cães como única política de controle da doença e que adote medidas mais éticas e rígidas nas abordagens da população nas casas.
 
Para Vitor, a saúde humana é mais importante. No entanto, a saúde animal deve ser tratada com respeito. ?As autoridades de saúde pública têm focado o programa de controle na eliminação de cães soropositivos ou doentes, porém nós temos tratamentos que neutralizam a capacidade do cão transmitir a doença. A eutanásia não reduz a doença?, afirma.
 
Compartilha da mesma opinião a presidente da ONG Abrigo dos Bichos, Maíra Kaviski Peixoto. Segundo a veterinária, os métodos de diagnósticos e o controle da doença são falhos na maioria das vezes. ?Milhares de cães são mortos por ano e a doença está ai?, disse.
 
O abrigo dos bichos questiona o sacrifício de cães e alega que os exames aplicados no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) são testes não conclusivos, que levam ao sacrifício animais sadios e que, conforme pesquisas científicas, não há comprovação de que o cão esteja relacionado à transmissão da doença para o ser humano.
 
 
Proprietários e seus cães em prol da causa. Foto: RaiC
 
 
Como prova de que há falhas no exame, o acadêmico Humberto Motoyoshi, de 36 anos, levou a cachorrinha Glória, que foi diagnóstica com a doença em janeiro deste ano. ?Levei ela e os meus dois gatos para vacinar contra raiva no CCZ e eles aproveitaram para fazer o exame da Leishmaniose?.
 
Depois de sete dias, Humberto recebeu uma ligação do órgão dizendo que a cachorrinha estava com a doença. Com resultado positivo em mãos, ele procurou uma clinica particular para fazer a contraprova, pagou R$ 50 por um novo exame, que deu negativo. ?Se desse positivo eu iria apelar pelo tratamento?, afirma.
 
A informação contestada pela responsável técnica do CCZ, Juliana Rezende Araújo. ?Nós estamos de acordo com as normas do Ministério da Saúde. Só fazemos a eutanásia depois de dois exames com o resultado positivo,? destaca.
Audiência ? Integrantes e simpatizantes dos movimentos de proteção animais levaram os cachorros para frente da sede da Justiça Federal. Presente em todos os eventos da ONG, o cachorro Scooby estava lá também.
 
Scooby ganhou notoriedade depois de ser arrastado pelo dono do bairro Aero Rancho até o CCZ. O animal tem leishmaniose e foi pivô da polêmica envolvendo o tratamento à doença.
 
A audiência pública foi coordenada pelo juiz federal Clorisvaldo Rodrigues dos Santos, que teve a presença de representantes da ONG, Prefeitura, advogados, vários especialistas e profissionais na área e acadêmicos de Medicina Veterinária.
 
?Tanto aqui como em qualquer lugar do Brasil não há um compromisso de tratar a vida dos animais?, disse o membro da ONG Suipa (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais), do Rio de Janeiro, Paulo Pereira Rodrigues.
 
?Viemos de longe para defendermos a causa?, finaliza Paulo com um grupo de integrantes da ONG.
 
 
Com Campo Grande News
 

 

VEJA TAMBÉM

Semana começa com tempo instável e frente fria chega 4ª feira ao Estado

A segunda-feira já começa com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas.

26 Maio 2013

Jovem de 20 anos morre no Proncor sob suspeita de gripe do tipo H1N1

Ela deu entrada na madrugada de ontem no hospital e morreu por volta das 13h.

26 Maio 2013

Consumidores lotam postos em Campo Grande por gasolina a R$ 1,35

Quatro postos participaram da ação, que chegou a ter confusão.

25 Maio 2013

INTERNACIONAL

Pesquisa aponta a Alemanha como o país mais popular do mundo

27 Maio 2013

NACIONAL

Enem 2013 bate recorde de candidatos

27 Maio 2013

MATO GROSSO DO SUL

Governador inicia a entrega dos prêmios aos melhores alunos no interior do Estado

27 Maio 2013

VEJA TAMBÉM

Semana começa com tempo instável e frente fria chega 4ª feira ao Estado

27 Maio 2013

Rihanna é ofendida por Amanda Bynes no Twitter

27 Maio 2013

Bolsas femininas têm mais micróbios do que vasos sanitários

27 Maio 2013