NOTÍCIA

Hemosul esclarece doadores sobre campanha equivocada

08 Outubro 2014 por:
Reality Ininvestment MS
Foto: Ilustração 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) esclarece à população que a campanha que está sendo realizada nas mídias sociais e divulgada por alguns veículos de imprensa do Estado sobre uma paciente de seis anos precisando de doação de um tipo raro de sangue está levando informações equivocadas. A mobilização não é para paciente sul-mato-grossense. A menina Elisa Mirela Guedes, que estaria precisando de sangue AB Negativo com urgência, está internada em Natal - Rio Grande do Norte, e em função disso qualquer doação em Mato Grosso do Sul não adiantaria.  A Hemorrede de Mato Grosso do Sul não tem como atender à pacientes em outras Unidades da Federação.
 
A assessoria do Hemosul informa também que entrou em contato por telefone com a Policlínica em que a paciente está internada, com a responsável pelo setor pediátrico. Segundo as informações, já foi descartada a possibilidade de leuceumia e a criança não precisa mais de sangue.  
 
Sangue AB-
 
O Hemosul esclarece ainda que o sangue AB- (RH negativo), foco da campanha de doação, é encontrado em apenas 0,5% da população. Por ser raro, não há estoque deste sangue na Hemorrede e as doações são feitas de acordo com a demanda, a partir de doadores pré-cadastrados. Atualmente não há nenhum paciente internado em hospitais de Mato Grosso do Sul que demandem tal sangue. Por isso, o Hemosul pede que quem possuir este tipo sanguíneo não faça doações no momento, para que não cause lotação nos centros de coleta e falte os tipos mais comuns de sangue.
 
O Hemosul explica ainda que ao doar, o doador precisa cumprir um intervalo estabelecido pelos protocolos de saúde para realizar uma nova doação. Com isso, como há atualmente uma corrida aos centros de coleta, caso seja necessário uma doação efetiva desta tipagem sanguínea, corre-se o risco dos doadores não estarem aptos a colaborar.
 
Para mais informações, entre em contato com o Hemosul através do telefone 3378-3500.
 
A Crítica MS

VEJA TAMBÉM

Centro Municipal Pediátrico será inaugurado neste domingo

O Centro Municipal Pediátrico vai funcionar 24 horas, todos os dias da semana, com capacidade de atendimento aproximado de 300 crianças por dia.

09 Outubro 2014

Pão de Açúcar inaugura 1ª loja no Mato Grosso do Sul

A loja instalada na Avenida Nelly Martins, nº 1502, (Via Parque) no Bairro Carandá Bosque, tem 1,2 mil metros quadrados e cerca de 18 mil tipos de produtos à venda

09 Outubro 2014

Prefeitura inicia obras para dar fluidez ao entorno da antiga rodoviária

A retirada do canteiro também permitirá que seja instalado o ponto dos ônibus que fazem as linhas para os distritos de Anhanduí, Rochedinho, segundo a Prefeitura.

08 Outubro 2014

NACIONAL

Datafolha: Aécio tem 46% e Dilma 44% das intenções de voto no segundo turno

10 Outubro 2014

MATO GROSSO DO SUL

Em entrevista, Simone destaca expressiva votação e elenca prioridades para defender no Senado

10 Outubro 2014

CAMPO GRANDE

Centro Municipal Pediátrico será inaugurado neste domingo

10 Outubro 2014

VEJA TAMBÉM

Terceira edição da Feira de Antiguidades terá homenagem ao Dia das Crianças

09 Outubro 2014

Poeta Ferreira Gullar é eleito para a Academia Brasileira de Letras

10 Outubro 2014

Carregador sem fio recupera 80% da bateria em até duas horas

10 Outubro 2014