NOTÍCIA

Itália deverá extraditar Pizzolato, diz deputada ítalo-brasileira Renata Bueno

14 Fevereiro 2015 por:
Reality Ininvestment MS/Foto: Divulgação
 
 
 
 
 
 
 
 
O governo italiano deverá extraditar o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 12 anos e sete meses de prisão no julgamento da Ação Penal 470, o chamado mensalão. A informação é da deputada ítalo-brasileira Renata Bueno, que se encontrou nesta sexta-feira (13) com o ministro da Justiça da Itália, Andrea Orlando, Segundo ela, a sinalização da extradição foi dada pelo ministro. 
 
?Ele me falou que não vê motivos para negar a extradição e que deve seguir a orientação da Justiça italiana?, disse Renata, que representa a América do Sul na Câmara dos Deputados da Itália, após sair de encontro com o ministro. Henrique Pizzolato fugiu do Brasil em 2013 e foi preso no ano passado, com passaporte falso, na cidade italiana de Maranello, na Itália. 
 
No ano passado a corte da cidade de Bolonha, Itália, havia negado a extradição do ex-diretor do Banco do Brasil, mas na quinta-feira (12) a Corte de Cassação de Roma decidiu pela extradição ao acatar recurso do governo brasileiro e do Ministério Público da Itália contra a decisão da Corte de Bolonha. 
 
A deputada Renata Bueno disse que o ministro Andrea Orlando está muito receptivo ao pedido dos parlamentares que estão acompanhando o caso e que defendem a extradição. ?Ele agradeceu nossa ajuda em todo o processo e garantiu que logo que receber o comunicado oficial da Justiça vai nos chamar para tratar do assunto?, disse. 
 
A parlamentar informou que o Ministério da Justiça da Itália deve ser notificado da decisão da Corte de Cassação de Roma em até dez dias. A partir dai, segundo ela, o ministério tem prazo de 45 dias para autorizar ou não a extradição. 
 
?A fase judicial já foi superada e agora entramos na fase política. Por isso, como fui eleita para a Câmara da Itália representando os países da América do Sul, estou atuando pessoalmente?.
 
 
Por Iolando Lourenço
Da Agência Brasil

VEJA TAMBÉM

Reajuste do Judiciário terá impacto de R$ 25,7 bilhões em três anos

Em nota, o ministério classificou o reajuste de indefensável e informou que o governo buscará construir uma proposta alternativa.

01 Julho 2015

Após perder processo, Rafinha Bastos faz piada nas redes sociais

Publicando a foto de um cheque em seu Facebook, o humorista provocou Wanessa Camargo.

26 Junho 2015

Preso na Lava Jato, presidente da Odebrecht pede destruição de e-mail, diz PF

O bilhete foi endereçado aos advogados dele e interceptado pelos agentes da PF.

24 Junho 2015

NACIONAL

Venda de lâmpadas incandescentes de 60W está proibida

02 Julho 2015

MATO GROSSO DO SUL

Chuva forte deve continuar na região sul de MS na quinta-feira, prevê Inmet

02 Julho 2015

CAMPO GRANDE

Semana de Gastronomia e Turismo continua até esta quinta em Campo Grande

02 Julho 2015

VEJA TAMBÉM

Agetran fiscalizará estacionamentos a partir do dia 31 de julho

02 Julho 2015

Reajuste do Judiciário terá impacto de R$ 25,7 bilhões em três anos

02 Julho 2015

Começou segunda fase de venda de ingressos para os Jogos Olímpicos

02 Julho 2015