NOTÍCIA

Manifestação em Berlim faz apoio aos protestos no Brasil

17 Junho 2013 por:
Reality Ininvestment MS/Foto: Juliana Rebelo Doraciotto/Arquivo pessoal
 
 
 
 
 
 
Um grupo de brasileiros realizou neste domingo (16), em Berlim, na Alemanha, uma manifestação em apoio aos protestos que estão ocorrendo no Brasil, em sua maioria contra o aumento de tarifas de transporte público. O ato contou com a escolta da polícia e não houve nenhum caso de tumulto.
 
De acordo com os organizadores, cerca de 400 pessoas participaram da marcha, a maioria de brasileiros, que foi planejada por redes sociais. A manifestação também contou com a participação de alguns turcos.
 
"Na sexta de manhã, depois da truculência da noite de quinta em São Paulo, a gente resolveu fazer a nossa parte por aqui também, para chamar a atenção da mídia internacional e dar apoio aos que estão apanhando no Brasil", diz Juliana Rebelo Doraciotto, publicitária, de 25 anos, uma das organizadoras do evento, que mora em Berlim desde 2012.
 
"Tenho dezenas de amigos e conhecidos que estão envolvidos com as manifestações em São Paulo. São pessoas que estão 'dando cara a tapa' e queremos mostrar que estamos aqui vendo elas", explica Ana Paula Freitas, jornalista de 25 anos. Natural de Santo André, na região do ABC Paulista, ela vive em Berlim há um ano.
 
A manifestação foi autorizada pela prefeitura da cidade e a polícia escoltou os manifestantes. "Aqui é tudo muito organizado e foi muito maior do que esperávamos. Cantamos o hino do Brasil nas ruas", acrescenta Ana Paula. "No final, um policial até tirou foto com a gente", disse a jornalista.
 
No módulo de manifestação acordado entre os brasileiros e a prefeitura da cidade, era permitido o uso de mega-fone a possibilidade de cantar - o uso de máscaras e instrumentos musicais não estava liberado. De acordo com Ana Paula, uma manifestação similar também ocorreu neste domingo em Dublin.
 
 
Integração com turcos
Apesar de cerca de 90% dos participantes serem brasileiros, os turcos também se destacaram no protesto em Berlim. "Eles iam fazer um protesto na sequência do nosso e acabaram e acabamos nos juntando", relata Ana Paula.
 
"Tivemos muito apoio do movimento turco. Eles emprestaram um mega-fone para a gente e mais ou menos 5 pessoas foram do início ao fim da passeata ao nosso lado cantando em português e falando de vinagre. Foi muito emocionante", acrescenta Juliana.
 
 
Rafael Miotto
G1
 

VEJA TAMBÉM

Médicos sugerem desligar aparelhos que mantêm Mandela vivo

Aos 94 anos, Nelson Mandela está internado em um hospital de Pretória desde o dia 8 de junho e há quatro dias está em estado crítico.

27 Junho 2013

Mandela completa três dias em estado crítico, mas estável, diz Presidência da África do Sul

Demonstrando confiança, o presidente sul-africano disse que as comemorações do aniversário de Mandela, de 95 anos, no próximo dia 18 estão sendo organizadas.

26 Junho 2013

Equador estuda conceder asilo a ex-agente da CIA

O chanceler disse que o governo do presidente equatoriano Rafael Correa analisará o caso com brevidade, mas não mencionou datas.

25 Junho 2013

INTERNACIONAL

Médicos sugerem desligar aparelhos que mantêm Mandela vivo

27 Junho 2013

NACIONAL

Manifestantes chutam bolas de futebol em direção ao Congresso

27 Junho 2013

MATO GROSSO DO SUL

Radares e lombadas entram em funcionamento

27 Junho 2013

VEJA TAMBÉM

Em Milão, Calvin Klein lança coleção Masculino Spring14

27 Junho 2013

Promotor de Justiça em MS fala da derrubada da PEC 37 na Câmara

27 Junho 2013

Dirceu defende PEC 37 e diz que MP abusa de sua autoridade

27 Junho 2013