NOTÍCIA

Manifestações contra governo são registradas pelo país nesta quarta

17 Março 2016 por:
 
Equipe Reality Ininvestment MS 
Foto: Divulgação 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Manifestações contra o governo da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), à nomeação do ex-presidente Lula como chefe da Casa Civil e o PT aconteceram nesta quarta-feira (16) em ao menos 19 estados do país (AC, AL, AM, BA, CE, ES, GO, MT, MS, MG, PA, PR, PE, RJ, RO, RN, RS, SC, SP) e no Distrito Federal.
 
Os protestos foram pacíficos, com poucos incidentes isolados. Grande parte dos manifestantes vestiu verde e amarelo e levou cartazes contra Lula, o governo federal e o PT. Houve registros de 'panelaços' e 'buzinaços' em várias cidades do país.
 
 
O Palácio do Planalto anunciou nesta quarta, por meio de nota oficial, a nomeação do ex-presidente, investigado na operação Lava Jato, para o cargo de ministro da Casa Civil, no lugar de Jaques Wagner, que será deslocado para a chefia de gabinete da presidente Dilma Rousseff.
 
Os protesto foram convocados, segundo os organizadores, após o anúncio de que Lula assumiria a Casa Civil e da divulgação dos grampos telefônicos de conversas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com aliados - entre eles, um diálogo com a presidente, que provocou reação imediata nos meios políticos e nas ruas.
 
 
 Atos nas principais cidades:
 
 
ACRE
Rio Branco - Grupo de aproximadamente 40 pessoas fez ato em frente ao Palácio Rio Branco, no Centro da capital.
Segurando a bandeira do Brasil e cartazes, os manifestantes pediam a saída de Dilma da presidência.
 
 
ALAGOAS
Maceió - Cerca de mil pessoas, segundo o Movimento Brasil (MB), se concentraram  na orla de Maceió nesta noite. Elas pediram a renúncia da presidente.
A polícia estima a participação de 250 manifestantes. No local, os manifestantes, vestidos com roupas em verde e amarelo, fizeram uso de faixas, cartazes, bandeiras do Brasil e apitos.
 
AMAZONAS
Manaus - Manifestantesse concentraram em um posto de gasolina na Zona Centro-Sul.
De acordo com informações atualizadas da Polícia Militar (PM-AM), cerca de 300 pessoas participaram do ato. A organização do ato chegou a estimar cerca de 1.500 pessoas.
 
O ato iniciou por volta das 19h na Avenida Djalma Batista. Após ocuparem parte da via em frente ao posto, manifestantes seguiram para o Amazonas Shopping, ainda na Djalma Batista, e depois para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na Avenida Mário Ypiranga. O ato foi encerrado às 23h40, após o grupo cantar o hino nacional em frente à sede do órgão.
 
BAHIA
Salvador - Cerca de 100 pessoas, segundo os organizadores, saíram em caminhada do Farol da Barra, por volta das 22h, foram até o final do calçadão e retornaram para o Farol. A polícia não acompanhou o ato.
O grupo exibiu cartazes contra a nomeação de Lula e pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, e gritaram palavras de ordem. A manifestação não causou retenções no trânsito.
 
 
CEARÁ
Fortaleza - Manifestantes fizeram protesto na Praça Portugal, no Bairro Aldeota. Segundo os manifestantes, o ato concentrou cerca de 2 mil pessoas. A polícia não divulgou estimativa.
Os manifestantes afirmaram que são contra a nomeação do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil.
"A nomeção é uma forma de obstruir as investigação, de o ex-presidente se livrar do juiz Sérgio Moro; se não é pra se livrar, que ele então renuncie ao foro privilegiado", disse o advogado Sérgio Morais, de 46 anos.
 
DISTRITO FEDERAL
Brasília - Manifestantes protestaram fechando todas as faixas do Eixo Monumental, em frente ao Palácio do Planalto. Cerca de 5,5 mil pessoas estavam no local por volta das 21h10, segundo a Polícia Militar. Os organizadores disseram que 6 mil participavam do ato.
 
Por volta das 18h15, a PM chegou a disparar gás de pimenta para evitar confronto entre o grupo e partipantes de um ato em favor do petista. Um homem foi detido e solto em seguida por suspeita de explodir uma bomba caseira próximo à sede do Executivo. Houve confronto entre polícia e participantes do ato. 
 
O protesto durou cerca de sete horas ? das 17h à 0h ? e deixou pelo menos três feridos. Policiais usaram bomba de efeito moral e spray de pimenta. Os manifestantes reagiram atirando garrafas PET.
 
ESPÍRITO SANTO
Vitória - Um grupo de 70 pessoas, segundo a Polícia Militar, protestou na orla da Praia de Camburi vestido com camisas amarelas e segurando as bandeiras do Brasil e do Espírito Santo. Os organizadores disseram que 120 pessoas estavam no local.
 
A manifestação começou depois das 19h e terminou às 21h30. Segundo a Guarda Municipal, o grupo fechou duas faixas no sentido Serra e o trânsito ficou complicado próximo ao Clube dos Oficiais.
 
GOIÁS
Goiânia - Manifestantes protestaram contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Lula (PT) e em apoio às investigações da Polícia Federal em frente à sede da corporação em Goiânia.
Segundo a PM, cerca de 40 pessoas estavam no local. As manifestações começaram por volta de 19h, mas às 20h10 as pessoas já haviam se dispersado.
 
Ainda conforme a PM, duas pessoas de manifestações opostas trocaram ameaças e foram levadas para a delegacia.
 
MATO GROSSO
Cuiabá - Cerca de 100 pessoas, segundo a PM,  realizaram protesto na Praça 8 de Abril, na região central. O protesto foi convocado pelas redes sociais após a confirmação da nomeação do ex-presidente Lula ao ministério, teve início por volta das 18h e terminou às 22h.
 
Os manifestantes levaram cartazes, bandeiras, faixas e um boneco ?pixuleco?. Motoristas que apoiam a causa também fizeram buzinaço ao passar pela praça, que fica em frente à sede do Ministério Público Federal (MPF).
 
 
MATO GROSSO DO SUL
Campo Grande - Manifestantes fecharam uma das vias da avenida Afonso Pena e o trânsito no local foi interrompido no sentido Centro-bairro, na frente da sede do MPF. O grupo chegou ao MPF por volta das 19h45 (de MS).
 
Segundo a organização, 3 mil pessoas participaram do ato. A Polícia Militar (PM) calculou 500 pessoas no início do protesto, mas não divulgou mais estimativas de público. O ato foi encerrado à meia-noite.
Os manifestantes carregaram bandeiras do Brasil. Uma viatura da Polícia Militar esteve no local e foi recebida com hostilidade pelos manifestantes. A organização pediu para os participantes protestarem sem violência.
 
MINAS GERAIS
Belo Horizonte - Grupo se reuniu, no fim da tarde, na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul, e fechou parcialmente o trânsito no local. A Polícia Militar informou que 3,5 mil pessoas participaram do ato 22h; já os organizadores não divulgaram estimativa.
 
Às 23 horas eles estavam na Praça Sete, no Centro da capital mineira e logo após se dispersaram.
O grupo carregou uma grande bandeira de Minas Gerais, além de bandeiras do Brasil e cartazes e faixas contra Lula, Dilma, o PT e a corrupção.
 
Uberlândia - Grupo se reuniu na Praça Tubal Vilela, na região Central, no cruzamento entre a Avenida Floriano Peixoto com a Rua Olegário Maciel. Até as 21h15, a Polícia Militar (PM) contou 300 pessoas na manifestação.
 
Os manifestantes gritavam palavras de ordem e pediam a renúncia da presidente. Alguns veículos que transitavam pelo local buzinavam em apoio.
 
PARÁ
Belém - moradores fizeram 'panelaço' nos bairros do Umarizal e Nazaré em protesto contra o governo Dilma.
 
 
PARANÁ
Curitiba - Manifestantes realizaram protesto em frente à sede da Justiça Federal, onde trabalha o juíz Sérgio Moro. O local é onde ocorrem os julgamentos dos processos relacionados à Operação Lava Jato, em primeira instância.
 
Com cartazes, bonecos e bandeiras do Brasil, o grupo gritava palavras de ordem. Motoristas que passavam na região buzinavam, mostrando apoio ao protesto. A Polícia Militar acompanhou a manifestação, que foi pacífica.
 
PERNAMBUCO
Recife -  Grupo protestou em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. Vestidas nas cores verde e amarela e com bandeiras do Brasil, cerca de mil pessoas, segundo a polícia, se concentraram no trecho da avenida, que fica em frente ao Segundo Jardim.
 
No local, os manifestantes gritavam mensagens de ordem, como "Fora Lula", "Fora Dilma" e "Fora PT". Em vários bairros da cidade, como Rosarinho, Aflitos, e Boa Viagem foram registrados panelaços.
 
 
RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro - Manifestantes contra o ex-presidente Lula e o atual governo fizeram um protesto na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro. O ato bloqueou a Avenida Atlântica, em Copacabana, nos dois sentidos. Em seguida, a passeata foi para a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, também fechando a via.
 
Segundo organizadores, cerca de 3 mil pessoas estavam no protesto. O batalhão da Polícia Militar de Copacabana estimou em 1 mil o número de participantes.
 
Os manifestantes gritam frases de ordem contra a nomeação de Lula e pedem a renúncia da presidente Dilma Rousseff. Houve tentativa de agressão a um manifestante pró-Dilma, o único tumulto registado na manifestação, mas ele foi retirado do ato por policiais militares. O ato acabou por volta da 1h.
 
RIO GRANDE DO NORTE
Natal - Manifestantes fizeram um protesto na noite desta quarta-feira (16) na Zona Sul a cidade contra a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil.
 
De acordo com a Polícia Militar, cerca de 150 pessoas participaram e fecharam parcialmente o trânsito no local. Para os organizadores, eram 500 os que protestaram.
 
RIO GRANDE DO SUL
Porto Alegre -  Manifestantes protestaram na noite desta quarta nas imediações no Parcão na Região Central.
 
Segundo a Brigada Militar, pouco antes das 23h, cerca de 25 mil pessoas participaram do protesto, conforme estimativa do tenente Leandro Flores, oficial de serviço do 9º Batalhão da Brigada Militar (BPM), responsável pelo policiamento na área. Já os organizadores falaram em 35 mil.
 
No início do ato, o grupo havia bloqueado o trânsito na esquina da Rua Mostardeiro com a Avenida Goethe, o que exigiu o desvio de linhas de ônibus. O trânsito no cruzamento foi liberado por volta das 21h40.
Por volta das 23h30, a multidão começou a dispersar, finalizando a manifestação. Pouco depois da meia-noite, não havia mais ninguém no local.
 
 
RONDÔNIA
Porto Velho - Ao menos 50 pessoas, com faixas e bandeiras do Brasil, se reuniram nesta noite em frente ao shopping de Porto Velho.
 
Até as 23h, a Polícia Militar  estimou o número de pessoas no ato, nem os organizadores. Não houve nenhum ato de vandalismo.
 
SANTA CATARINA
Florianópolis - moradores fizeram 'panelaço' no Centro da cidade em protesto contra o governo Dilma.
 
SÃO PAULO
São Paulo - Grupo se concentrou no vão livre do Masp no fim da tarde. Segundo a Polícia Militar, a manifestação teve início às 18h15. A PM estimou em 15 mil pessoas o pico de participantes na Avenida Paulista. Segundo a assessoria de imprensa do movimento Vem Pra Rua, ao final da noite o protesto reunia 70 mil pessoas no local.
 
Os manifestantes gritaram frases de ordem contra a nomeação de Lula e pediram a renúncia de Dilma. Quatro quarteirões da Paulista foram pelos manifestantes.
 
Às 19h20, os manifestantes bloqueavam todo o sentido Consolação da Avenida Paulista, na altura da Rua Professor Otávio Mendes, na região central da capital. Pouco depois, a via foi interditada nos dois sentidos. O ato seguia com pouco mais de 100 pessoas por volta das 4h30, quando o sentido Paraíso da via foi liberada. Mas pouco depois das 5h o trânsito voltou a ser bloqueado nos dois sentidos da avenida.
 
A manifestação começou sem liderança, mas ao longo da noite movimentos contrários ao governo apareceram na Avenida Paulista. Eles ergueram o boneco Pixuleco, com a imagem de Lula como presidiário, e um pato gigante amarelo, presente em outros protestos.
 
Andradina - Cerca de 50 carros, segundo os organizadores, fizeram uma carreata pelas principais ruas do centro. A Polícia Militar também contabilizou 50 veículos durante a passeata, com direito a buzinaço.
 
Araçatuba - Manifestantes também foram para as ruas da cidade nesta noite para protestar contra o governo federal. O protesto é organizado pelo Movimento Brasil Livre e cerca de 30 pessoas estão no local.
 
Segundo os organizadores, eles se reuniram na Avenida Pompeu de Toledo, perto da Justiça Federal, e saíram em carreata. Segundo a Polícia Militar, 300 carros participaram da carreata.
 
 
Bauru - Grupo de manifestantes se reuniu em frente à sede da Polícia Federal. Cerca de 100 pessoas participam do ato por volta das 21h30, segundo a Polícia Militar. Já os organizadores estimam 150.
 
 
Com panelas, faixas e apitos, os manifestantes gritavam palavras de ordem como ?Lula na cadeia?, ?Vem para rua? e ?fora PT?.
O sentido bairro-centro da avenida foi interditado pela Polícia Militar.
Campinas - Manifestantes fizeram um ato para protestar na região central de Campinas. De acordo com a PM, pelo menos 80 pessoas, participam do ato, que era pacífico. Eles estavam vestidos de verde e amarelo e com faixas e cartazes com frases como ?Somos todos Moro?.
 
Fernandópolis - Protesto foi em forma de carreata e, segundo polícia e organizadores, cerca de 250 carros passaram pela Avenida Expedicionários Brasileiros. A manifestação foi organizada pelo Movimento Vem Pra Rua.
Itapeva - Manifestantes se concentraram com faixas e cartazes na praça de Eventos Zico Campolim. A concentração começou por volta das 21h, após o protesto ter sido organizado nas redes sociais.
 
O grupo saiu em ?buzinaço? e panelaço pela rua João Alonso Médico, avenida Acácio Piedade e percorreram as ruas da área central. De acordo com a organização, 50 veículos participaram do protesto. Já a Polícia Militar afirma que foram 30 veículos.
 
Jundiaí - Cerca de 50 pessoas se reuniram na avenida Nove de Julho em manifestação contra o governo atual. Além disso, carros apoiaram a manifestação com buzinaço e pessoas nos prédios ao redor fazem panelaço. Com bandeiras do Brasil, os moradores gritam "Fora PT, Vem pra Rua e Lula devolve meu dinheiro".
 
Ribeirão Preto -  Grupo protesta na Zona Sul da cidade. Segundo a Polícia Militar, 300 pessoas se concentram no cruzamento das avenidas Presidente Vargas e Professor João Fiúsa, Organizadores do ato, o Movimento Brasil Limpo e o Vem Pra Rua, estimam a participação de mil manifestantes.
 
 
A concentração teve início por volta das 19h30 após o juiz Sérgio Moro ter retirado o sigilo de interceptações telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As conversas gravadas pela Polícia Federal incluem diálogo desta quarta com a presidente Dilma Rousseff, que o nomeou como ministro chefe da Casa Civil.
 
São José dos Campos - Manifestantes fecharam a Via Dutra por 30 minutos, nos dois sentidos, por volta das 23h30. De acordo com a Polícia Militar, além da rodovia, que é um dos principais corredores viários do país, houve ainda ao menos outros quatro pontos de manifestação na cidade, na região da avenida 9 de Julho.
 
Segundo a corporação, no local estavam cerca de 150 pessoas que protestam pacificamente. Já a concessionária falou em 200 pessoas.
 
 
São José do Rio Preto - Manifestantes se reuniram n avenida Alberto Andaló. O protesto é organizado pelo MCB (Movimento Cidadania Brasil) e começou por volta das 20h.
 
Os organizadores afirmam que  300 pessoas estão no local. Segundo estimativa da Polícia Militar, 300 pessoas estão na Andaló para protestar.
 
 
Sorocaba - Grupo começou a se formar por volta das 21h30 em uma praça na avenida Antonio Carlos Comitre, no Campolim para protestar, principalmente, contra a nomeação do ex-presidente Lula para ser ministro da Casa Civil.
 
Aproximadamente, 40 manifestantes estão carregando bandeiras do Brasil e faixas no local. Com bandeiras do Brasil, eles gritam palavras de ordem e pedem apoio dos motoristas que passam pela região. A ação segue pacífica sem acompanhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) ou da Polícia Militar (PM).
 
 
 
Fonte: Do G1, em São Paulo  
 

VEJA TAMBÉM

Termina prazo para microempreendedores individuais declararem Simples

O manual da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual está disponível na internet na página da Receita Federal.

30 Maio 2016

Uso obrigatório de farol baixo durante o dia em rodovias é regulamentado por lei

A nova lei altera o Código de Trânsito Brasileiro.

25 Maio 2016

Polícia Federal deflagra Operação Vício, a 30ª fase da Lava Jato

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram na manhã de hoje (24), trabalhos da 30ª fase da Operação Lava Jato.

24 Maio 2016

NACIONAL

Termina prazo para microempreendedores individuais declararem Simples

30 Maio 2016

MATO GROSSO DO SUL

Publicada lei sobre abono salarial a servidores do Executivo de MS

02 Junho 2016

CAMPO GRANDE

Ação Cidadania estará dia 11 no conjunto União, em Campo Grande

02 Junho 2016

VEJA TAMBÉM

Danilo Gentili comanda Prêmio MS Industrial de Jornalismo 2016

18 Maio 2016

Reinauguração do Ginásio Fernando Fontoura acontecerá neste domingo

30 Abril 2016

Raimundo Lira acata questão de ordem que acelera processo do impeachment

02 Junho 2016