NOTÍCIA

Ministro se recusa a cancelar acordo MST-Venezuela; Caiado vai acionar PGR

27 Novembro 2014 por:
Equipe Reality Ininvestment MS
Foto: Divulgação 
 
 
 
 
 
 
 
O líder da Oposição no Congresso Nacional, Ronaldo Caiado (GO), vai acionar a Procuradoria Geral da República (PGR) contra o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, por crime de responsabilidade.
 
A ação foi anunciada após ele alegar desconhecimento e desinteresse do órgão em explicar a visita secreta de um ministro venezuelano ao território brasileiro para a firmação de acordos com o MST. Figueiredo esteve na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados na manhã desta quarta-feira (19/11) e disse que o Itamaraty não considera como acordo formal os convênios firmados entre um governo de outro país e os Sem Terra.
 
?Posso sentir o constrangimento por parte de vossa excelência, pois sei que a formação do Itamaraty é outra, embora hoje esteja subjugado aos interesses ideológicos do governo. Mas tudo está tomando uma proporção muito grave. Estamos tratando aqui de uma questão de segurança nacional. Estão agredindo a Constituição e desrespeitando todos os tratados aos quais o Brasil é signatário?, alertou Caiado.
Durante a audiência, o democrata questionou o ministro sobre detalhes do acordo e as medidas tomadas pelo Itamaraty após saber da ingerência internacional de um representante do governo venezuelano. Caiado ressaltou que o MST é uma entidade que não existe juridicamente e se mantém através de ONGs e OSCIPs com convênios com o Poder Público.
 
?O MST nunca foi referência em nada além de invasão. A Venezuela só é referência em repressão. O que essa troca de experiências quer criar? Uma milícia paramilitar aos moldes da criada por Chávez e Maduro??, questionou ao ressaltar o recente relatório da ONU que apontou que o país vive um ?estado de exceção?.
 
Caiado também atentou que a informação de que o ministro Elias Jaua veio em missão oficial só foi revelada após a própria mídia oficial bolivariana anunciar a firmação dos acordos para ?fortalecer o que é fundamental na revolução socialista que é a organização do povo para defender o que já conseguiu e seguir avançando na formação de uma sociedade socialista?.
 
?Essa descrição demonstra que não há nada de inofensivo nesses acordos.Dizer que vai instruir um movimento agrário financiado pelo governo para ?avançar na formação de uma sociedade socialista? fere diretamente a Constituição Federal e o fato de que o ministro se nega a reconhecer isso é o suficiente para que responda por Crime de Responsabilidade?, anunciou Caiado.
 
Recrutamento juvenil
O deputado Ronaldo Caiado (Democratas-GO) também apresentou ao ministro a recente denúncia do Ministério Público Federal de Goiás de que crianças e adolescentes estariam sendo recrutados para serem doutrinados em cursos na Venezuela.
 
?É tudo muito estranho. Já recrutaram dezenas de jovens goianos para uma tal ?Brigadas Populares de Comunicação?. Repito novamente: além de repressão a movimentos opositores e falta de papel higiênico, a Venezuela é referência em quê para treinar nossos garotos?, protestou Caiado.
 
 
Fonte: Democratas 
 
 

VEJA TAMBÉM

Cantareira supera média histórica de chuvas antes do final do mês

A última vez que o Cantareira teve chuvas acima da média foi em março do ano passado, quando o índice ficou em 193,3 mm.

16 Fevereiro 2015

Polícia Federal adverte contra mensagens falsas em seu nome na internet

A Polícia Federal lembra que não envia mensagens eletrônicas para apuração de denúncias, nem para abertura de investigação.

16 Fevereiro 2015

PF vai investigar causas do acidente em navio-plataforma

A polícia pediu nome e qualificação dos 74 tripulantes da embarcação à Petrobras, com a indicação das vítimas

14 Fevereiro 2015

NACIONAL

Cantareira supera média histórica de chuvas antes do final do mês

17 Fevereiro 2015

MATO GROSSO DO SUL

Previsão de chuva continua para a terça de carnaval em MS, diz Inmet

17 Fevereiro 2015

CAMPO GRANDE

Postos de combustíveis da Capital adiam alta no preço da gasolina até amanhã

17 Fevereiro 2015

VEJA TAMBÉM

Papa condena decapitações comandadas pelo Estado Islâmico

17 Fevereiro 2015

Decisão sobre Anderson Silva sai na quarta-feira

17 Fevereiro 2015