NOTÍCIA

Ministro suspeita que espionagem não está restrita a metadados e abrange também conteúdo

12 Julho 2013 por:
Reality Ininvestment MS/Foto: Divulgação
 
 
 
 
 
 
 
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse estar ?convencido? de que houve também recolhimento de conteúdo por agências ligadas ao governo dos Estados Unidos, caso se confirmem as suspeitas de coleta e monitoramento de metadados de cidadãos brasileiros pelo governo norte-americano. Metadados (dados que descrevem dados) são informações úteis para identificar, localizar, compreender e gerenciar os dados.
 
?É quase certeza [de que o conteúdo das conversas podem ter sido rastreados]. Se você tem os dados resumidos e, conforme os critérios selecionados, você pode atingir o nível de escuta de uma gravação ou de leitura de um e-mail, é evidente que dentro de um universo todo, você tem que ter os dados. A evidência toda é que os dados são todos coletados, embora a análise seja apenas desses chamados metadados. Ou seja, número de telefone, duração de chamada, destinatário, e-mail. Tudo indica que os dados são todos eles coletados?, disse o ministro após participar de audiência pública no Senado. ?Fiquei convencido de que o conteúdo é recolhido junto com todas as informações?.
 
?A minha convicção é que de fato há uma coleção e uma coletânea com todos os dados, e a análise é feita de forma simplificada, para facilitar?, disse o ministro pouco antes de minimizar a possibilidade de a espionagem ter obtido sucesso na obtenção de informações sigilosas a respeito do leilão do pré-sal. ?O leilão será feito com regras públicas, o edital tem de ser público e passado por consulta pública. As únicas informações que ficam reservadas são as estratégicas, como potencial de produção, tamanho da jazida?, disse.
 
Ontem, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, negou que agências norte-americanas monitorem metadados de cidadãos brasileiros e que as informações de que agências norte-americanas mantenham convênios com empresas brasileiras para ter acesso aos dados dos usuários de internet e telecomunicações em geral. Paulo Bernardo também considerou ?difícil? que haja participação direta de empresas brasileiras na suposta ?xeretagem internacional? promovida pelos EUA.
 
 
Agência Brasil
 

VEJA TAMBÉM

Redução de dependência tecnológica ajudará a evitar espionagens, diz Patriota

O caso de espionagem, na opinião do ministro, deve ser tratado em diferentes instâncias.

16 Julho 2013

Snowden é mantido sob vigilância permanente em área de trânsito em Moscou

Não há informações sobre a guarda ao norte-americano, não se sabe se é feita por serviço de segurança oficial ou empresa particul

16 Julho 2013

Papa Francisco chega ao Brasil em uma semana

A programação de Francisco é intensa: visita aos moradores da comunidade da Varginha, conversa com presos e bênção para os doentes de uma instituição mantida por doações.

14 Julho 2013

INTERNACIONAL

Redução de dependência tecnológica ajudará a evitar espionagens, diz Patriota

17 Julho 2013

NACIONAL

Abin monitora fatores de risco para Jornada Mundial da Juventude

17 Julho 2013

MATO GROSSO DO SUL

Justiça em MS bloqueia verba de publicidade de governos

17 Julho 2013

VEJA TAMBÉM

Cassação de Bernal é ameaça real e vereadores começam a discutir o processo

17 Julho 2013

Ministério Público responsabiliza bombeiros por alvará da Boate Kiss

16 Julho 2013

Necropsia afirma que combinação de heroína e álcool matou ator de 'Glee'

17 Julho 2013