NOTÍCIA

Ministro vê 'grandeza' de Dilma por tê-lo convidado após criticar governo

07 Abril 2015 por:
Equipe Reality Ininvestment MS
Foto: Divulgação 
 
 
 
 
 
 
 
 
O novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou nesta segunda-feira (6) que a presidente Dilma Rousseff deu um ?sinal de grandeza? ao convidá-lo para chefiar a pasta mesmo depois de ele ter feito críticas ao governo.
 
Anunciado no último dia 27 como ministro, o filósofo e professor afirmou em entrevista na edição de março da revista "Brasileiros" que a presidente Dilma Rousseff não faz política, tem uma concepção de governo "autoritária" e não dá autonomia aos ministros. Segundo Janine Ribeiro ? conforme reproduziu a revista ?, o governo foi "uma decepção do ponto de vista econômico" e por isso é obrigado agora a adotar uma política "tucana".
 
 
Em entrevista coletiva à tarde após  cerimônia de transmissão de cargo no ministério ? pela manhã, ele foi empossado por Dilma ?, Janine disse, porém, que, ao aceitar o convite da presidente, não aderiu ao governo, mas quis contribuir.
 
?Não considero que aderi ao governo. Considero que fui convidado pelo governo para desempenhar determinado papel e contribuir. Nesse sentido, poderia dizer praticamente o oposto?, declarou. E completou: ?Se você faz críticas e é convidado a tentar resolver problemas que você criticou, que direito que você tem de recusar??
 
O novo ministro afirmou que, na interpretação dele, a presidente o dispensou de dar explicações sobre as declarações na entrevista.
 
?Quando a presidente me convidou, a primeira coisa que ela me disse foi: ?Professor, nós sabemos tudo sobre o senhor, o senhor não precisa dizer nada'. Eu entendi justamente que a presidente estava me dispensando de qualquer explicação até porque foi ela que me convidou", afirmou. "Considerei isso da parte dela um sinal de grandeza, uma pessoa que aceita críticas e se dispõe a trabalhar com ela em um momento essencial?, completou.
 
Janine Ribeiro disse ainda que suas críticas ao governo ?sempre foram construtivas? e que considera uma grande responsabilidade ter sido chamado justamente para dar a sua contribuição na busca pela solução.
 
saiba mais
Dilma empossa ministro e assegura continuidade de programas do MEC
Novo ministro faz apelo a servidor para economizar em impressão e luz
Novo ministro aponta concepção 'autoritária' no governo Dilma
 
Corte no orçamento
O novo ministro também afirmou que ainda não tem ideia do tamanho do corte no Orçamento da pasta, um dos maiores entre os ministérios, mas que a pasta está fazendo um levantamento sobre o que pode ?ser adiado sem maiores prejuízos?.
 
Ele reiterou a manutenção dos principais programas na área de educação. ?Não será sacrificado nada estruturante?, disse.
 
Mais cedo, durante a cerimônia em que ele foi empossado, a presidente Dilma Rousseff afirmou que que a necessidade de ajustes fiscais por parte do governo não vai prejudicar programas da área de educação, como o Fies.
 
?Não é só com dinheiro que se faz educação?, disse. Ele ponderou ainda que a União, até por uma questão de escala, tem mais condições de sugerir modelos de gestão, ?sem ferir em nada a autonomia dos entes federados?.
 
Serviços públicos e corrupção
Durante a entrevista, o ministro fez uma análise da atual conjuntura da educação e comentou a onda de protestos em 2013. Ele disse considerar que tenham sido manifestações por uma "série de insatisfações" da sociedade. Janine Ribeiro ponderou que o grande desafio, além de ampliar a inclusão social, é melhorar a qualidade dos serviços públicos.
 
?Me parece que educação, transporte, segurança e saúde não estão a contento da sociedade?, afirmou. Ele comparou o ensino com a área da saúde e disse a diferença é que, na educação, é difícil perceber o quanto se pode avançar, ao contrário da saúde, em que a doença mostra sintomas. ?As pessoas não têm noção de quão falha é ou do quão melhor poderia ser?, afirmou.
 
Questionado por jornalistas se incluiria corrupção nessa lista como outro item alvo de protestos da sociedade, Janine Ribeiro disse que sim, mas disse que ?nada prova que a corrupção começou hoje ou que é apanágio de um só partido?.
 
Carreira docente
Janine Ribeiro defendeu a criação de uma carreira para docentes e afirmou que o objetivo ?é não ficar somente na questão do piso [salarial]?.
 
O secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, que estava como ministro interino e também participou da entrevista coletiva, explicou que a intenção é estabelecer ?uma filosofia de carreira que mostra a valorização que se deve a um professor?.
 
 
G1 Brasília

VEJA TAMBÉM

Resultado da segunda chamada do ProUni já está na internet

Os estudantes pré-selecionados têm até o próximo dia 10 para comprovar nas instituições de ensino as informações prestadas no momento da inscrição.

06 Julho 2015

Medo de perder emprego aumenta 5,4%, mostra pesquisa da CNI

Na comparação com junho do ano passado, o indicador registrou alta de 36,8%.

03 Julho 2015

Governo adia metade dos pagamentos do abono salarial para o ano que vem

A mudança fará o governo economizar R$ 9 bilhões neste ano.

02 Julho 2015

NACIONAL

Resultado da segunda chamada do ProUni já está na internet

06 Julho 2015

MATO GROSSO DO SUL

Semana começa com previsão de chuva em todo o Estado, prevê Inmet

06 Julho 2015

CAMPO GRANDE

Lei da Anistia auxilia na regularização de imóveis na Capital

06 Julho 2015

VEJA TAMBÉM

Detectado sinal de galáxia emitido há 5 bilhões de anos

06 Julho 2015

CPI da Petrobras e reforma política devem movimentar Câmara nesta semana

06 Julho 2015