NOTÍCIA

NASA detecta neve de gelo seco em Marte

13 Setembro 2012 por:

Redação Reality Ininvestment MS

Imagem: NASA/JPL-Caltech

 

 
A agência espacial norte americana (NASA) obteve indícios de neve de dióxido de carbono no planeta vermelho através da sonda Mars Reconnaissance Orbiter. Os dados foram coletados no polo sul de Marte, no período de inverno.
 
O dióxido de carbono congelado é mais conhecido como gelo seco, e requer uma temperatura de 125°C negativo. A neve de dióxido de carbono lembrou aos cientistas que, apesar de algumas partes de Marte ser parecidas com a Terra, o planeta vermelho é muito diferente.
 
A análise foi feita entre 2006 e 2007, pelo monitoramento de uma nuvem de dióxido de carbono de cerca de 500 km de diâmetro. "Estas são as primeiras detecções definitivas de nuvens de neve de dióxido de carbono", disse o principal autor do estudo, Paul Hayne, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, na Califórnia.
 
A equipe que estudou o fenômeno analisou os dados olhando as nuvens bem acima e lateralmente com o Mars Climate Sounder, um dos instrumentos da sonda, que grava o brilho em nove bandas de luz visível e infravermelha, como uma forma de examinar partículas e gases na atmosfera marciana.
 
A neve teria se formado a partir das nuvens em volta do polo sul de Marte. Para equipe de cientistas as nuvens de dióxido de carbono são grossas o suficiente para causar o acúmulo de neve na superfície. A questão é saber como esse gelo seco se acumula na superfície, se cai como neve ou se congela o nível da superfície como uma geada.
 
Ainda de acordo com o estudo, esses dados revelam uma ocorrência única desse tipo de ocorrência em nosso Sistema Solar. O estudo será publicado no Journal of Geophysical Research.
 

 

VEJA TAMBÉM

Estudo indica como se formaram primeiros sólidos do Sistema Solar

Segundo os pesquisadores, os primeiros materiais sólidos do Sistema Solar foram formados na região mais interna do disco protoplanetário.

02 Novembro 2012

Curiosity revela que solo de Marte tem semelhança com o do Havaí

Uma análise indicou a existência de feldspato, piroxenas e olivinas, minerais tipicamente associados a erupções vulcânicas.

31 Outubro 2012

INTERNACIONAL

Tempestade Sandy começa a se dissipar na região dos Grandes Lagos, diz boletim

01 Novembro 2012

CAMPO GRANDE

MS deve continuar com altas temperaturas

31 Outubro 2012

VEJA TAMBÉM

Senado aprova prazo para início de tratamento de câncer pelo SUS

31 Outubro 2012

Audiência pública debate situação dos índios Guarani-Kaiowá

01 Novembro 2012

Eu amo meus peitos

31 Outubro 2012