NOTÍCIA

ONU alerta para grave recessão no mundo que aumenta desemprego

18 Janeiro 2013 por:

Reality Ininvestment MS/Foto: Divulgação

 
 
 
A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que há ?grave risco de nova recessão? e que devem ser adotadas medidas de combate ao aumento do desemprego no mundo. No estudo denominado Situação e Perspectivas da Economia Mundial 2013, as Nações Unidas mantiveram a revisão em baixa para a previsão de crescimento econômico ao longo deste ano. As perspectivas são influenciadas pelos impactos da crise econômica internacional em vários países.
 
?O agravamento da crise na zona do euro [17 países que adotam a moeda única], o abismo do Orçamento nos Estados Unidos e um abrandamento brusco da economia chinesa poderão causar nova recessão global e cada um desses riscos poderá resultar em perdas produtivas globais entre 1% e 3 %?, ressaltou o diretor do estudo, Rob Vos.
 
Para a ONU, as políticas econômicas baseadas em medidas de austeridade fiscal e nos cortes dos orçamentos não oferecem o necessário para recuperar a economia e conter a crise do emprego. ?Apesar de os esforços terem sido significativos, especialmente na zona do euro, a combinação de austeridade no Orçamento e de políticas monetárias expansivas teve um êxito desigual?, destacou Vos.
 
De acordo com o estudo, a estratégia deve ser alterada na tentativa de adotar ações coordenadas com políticas de criação de emprego e de crescimento sustentável. ?A economia mundial enfraqueceu consideravelmente em 2012. [A perspectiva é que se mantenha] deprimida nos próximos dois anos?, com a previsão de crescimento de 2,4 % para 2013 e de 3,2 % para 2014?, diz o relatório.
 
No estudo, são apontados os efeitos da recessão nas economias dos países da zona do euro, o abrandamento econômico dos Estados Unidos e a deflação no Japão, que afetam as exportações e causam maior volatilidade nos fluxos de capital e nos preços das matérias-primas.
 
A ONU estima um crescimento na zona do euro de 0,3 % em 2013 e de 1,4 % em 2014; nos Estados Unidos, de 1,7 % em 2013 e de 2,7 % em 2014; no Japão, de 0,6 % este ano e de 0,8 % no próximo; e na China, de 7,9 % em 2013 e de 8 % em 2014.
 
 
Agência Brasil
 

VEJA TAMBÉM

Coreia do Norte sugere que países esvaziem embaixadas em Pyongyang

Brasil recebeu oferecimento de apoio logístico do regime norte-coreano caso queira tirar seus cidadãos da capital.

05 Abril 2013

Governo brasileiro avalia que tensão na Península Coreana ficará na retórica

Patriota acrescentou que o Brasil tem informações em “primeira mão” sobre a Coreia do Norte.

04 Abril 2013

NACIONAL

Brasil é terceiro em ranking das Américas sobre impunidade de crimes contra jornalistas

08 Abril 2013

MATO GROSSO DO SUL

MS aparece na 21ª posição no ranking de corrupção da Polícia Militar

08 Abril 2013

VEJA TAMBÉM

Chuvas e descarga elétrica adiam MS Canta Brasil com CPM 22 e Rivers para 28 de abril

08 Abril 2013

Governo disponibiliza R$ 12 milhões para ampliar tratamento contra tabagismo

08 Abril 2013

Cerca de 105 mil trabalhadores domésticos já têm FGTS, segundo a Caixa

08 Abril 2013