NOTÍCIA

Pesquisa indica que penas em dinossauros serviam para atrair parceiros

26 Outubro 2012 por:

Redação Reality Ininvestment MS

 
 
 
Um estudo publicado no site da revista ?Science?, nesta quinta-feira (25), por Cientistas da Universidade de Calgary, no Canadá, e da Universidade Estadual da Flórida, nos EUA, indica que dinossauros usavam as penas, inicialmente, com o objetivo de reprodução.
 
O estudo foi produzido a partir da análise de três fósseis recém-descobertos no Canadá. Com idade estimada de 75 milhões de anos, os fósseis encontrados são de dois espécimes adultos e um jovem, da espécie Ornithomimus edmontonicus. 
 
Os pesquisadores encontraram vestígios que sugerem que os espécimes possuíam corpo coberto por penas curtas e suaves, porém um dos adultos possuía penas mais longas e mais desenvolvidas, nas patas dianteiras.
 
A descoberta sugere que a existência de penas mais desenvolvidas nos adultos está ligada a sua maturidade sexual, e servia provavelmente para cortejar uma fêmea, uma vez que o animal era grande demais para voar. Somente mais tarde, com a evolução, as penas serviriam para outros usos, como a regulação da temperatura corporal e para o voo.
 
O achado no Canadá é o primeiro do tipo, uma vez que a maior parte de fósseis de dinossauros com penas só haviam sido encontrados na China. 
 

VEJA TAMBÉM

Curiosity revela que solo de Marte tem semelhança com o do Havaí

Uma análise indicou a existência de feldspato, piroxenas e olivinas, minerais tipicamente associados a erupções vulcânicas.

31 Outubro 2012

CAMPO GRANDE

MS deve continuar com altas temperaturas

31 Outubro 2012

VEJA TAMBÉM

Senado aprova prazo para início de tratamento de câncer pelo SUS

31 Outubro 2012

Em MS Polícia Ambiental antecipa operação da piracema

31 Outubro 2012

Eu amo meus peitos

31 Outubro 2012