NOTÍCIA

Projeto ENCODE amplia o conhecimento sobre o genoma humano

06 Setembro 2012 por:

Redação Reality Ininvestment MS - Mídias Internacionais

 

Cientistas do projeto ENCODE, que estuda o genoma humano, divulgaram nesta quarta-feira (5), estudos mais completos do DNA humano, que se revelou muito mais complexo do que se imaginava. As descobertas possibilitam novos caminhos para diagnósticos e tratamento de doenças.

 

O projeto ENCODE, sigla inglês para Enciclopédia dos Elementos do DNA, é um esforço conjunto de pelo menos 440 cientistas de três continentes para desvendar as informações obtidas pelo projeto que mapeou o genoma humano entre 2000 e 2003. Em nove anos de pesquisas e quase US$ 200 milhões de investimentos, os cientistas conseguiram resultados mais detalhados sobre a construção e funcionamento de nosso organismo.

 

Os resultados obtidos pelos cientistas revelam que uma parte do DNA que era considerada inativa, sendo até chamada de ?DNA lixo?, na verdade possui um papel crucial no desenvolvimento de indivíduos e algumas doenças. Em anos anteriores os cientistas haviam se concentrado em uma pequena parcela do DNA, correspondente a cerca de 1% de 22.000 genes existentes no genoma, que leva à proteção de proteínas.

 

Ao fazerem análises, os cientistas descobriram que grande parte do DNA considerado lixo, tem na verdade, pelo menos uma função biológica, e que em geral é de comando dos próprios genes. Em um pedaço do DNA foram encontrados quatro milhões de conjunto de trechos que formam um sistema muito complexo de interruptores que ligam e desligam genes em nosso corpo.

 

Esse processo regula o comportamento de células, tecidos e órgãos, como um painel de controle. Se esses ?interruptores? desligarem um gene causador de doença, ela não vai aparecer, porém, se afetarem um gene saudável, o individuo pode desenvolver uma doença genética.

 

Nesse sentido, os cientistas compreenderam que pelo menos 20 mudanças genéticas podem ter relação direta com 17 tipos diferentes de câncer e aparentemente sem relação nenhuma. Dessa forma, um medicamento feito para evitar essas mudanças poderiam ser a chave para o tratamento de várias doenças.

 

Os resultados foram recebidos como um marco pela comunidade científica, pois abre novos caminhos para o diagnostico e tratamento de doenças.

 

 

VEJA TAMBÉM

Pesquisador diz que ondas gravitacionais serão rotina na ciência

O valor da descoberta permitirá que astrofísicos conheçam mais sobre a composição das galáxias, os buracos negros e saibam mais sobre a dinâmica da gravidade teorizada por Albert Eistein há 100 anos.

11 Fevereiro 2016

Dados da Nasa mostram o que é a "megaestrutura alienígena"

Os pesquisadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, usaram o Spitzer para estudar a Estrela de Tabby com infravermelho para descobrir se haviam corpos quentes ao redor da estrela.

06 Dezembro 2015

Nasa recruta astronautas e prepara conquista de Marte

A Nasa procura pilotos, engenheiros, cientistas e médicos.

08 Novembro 2015

NACIONAL

Polícia Federal deflagra Operação Vício, a 30ª fase da Lava Jato

24 Maio 2016

MATO GROSSO DO SUL

MS tem noite mais fria do ano com sensação térmica abaixo de 0°C

24 Maio 2016

CAMPO GRANDE

Inmet prevê céu nublado, chuva e mínima de 9ºC na quarta-feira em MS

18 Maio 2016

VEJA TAMBÉM

Danilo Gentili comanda Prêmio MS Industrial de Jornalismo 2016

18 Maio 2016

Reinauguração do Ginásio Fernando Fontoura acontecerá neste domingo

30 Abril 2016

Temer vai reunir centrais sindicais para debater Previdência

16 Maio 2016