Equipe Reality Ininvestment MS
Foto: Divulgação
Em comemoração a chegada do Ano Novo Lunar ou Ano Novo Chinês, o Google modificou seu Doodle em alguns países do mundo na quinta-feira, 19 de fevereiro. Em 2015, o calendário chinês comemora o ano 4713. A data não é fixa e segue o calendário lunar. É o feriado mais longo, dura oito dias e é o mais comemorado pelos chineses no mundo inteiro com shows, luzes, fogos e muita dança. Entenda melhor o que é e como funciona o Ano Novo Lunar.
O que é o Ano Novo Lunar
O Ano Novo Lunar tem esse nome pois o calendário chinês considera as fases da lua juntamente com a posição do sol em seu cálculo de passagem do tempo. Esse calendário, muito diferente do ocidental, é dividido em 12 meses de 29 ou 30 dias. Além disso, ele é ajustado para o comprimento do ano solar, através da adição de meses adicionais em intervalos regulares.
Por conta disso, os anos são organizados em grandes ciclos de 60 anos. O Ano Novo Chinês é comemorado na segunda lua nova após o solstício de inverno e acaba entre 21 de janeiro e 19 fevereiro de cada ano, do calendário gregoriano.
O mais interessante desse calendário é que ele segue um ciclo de 12 anos, em que cada um é representado por um dos 12 animais do zodíaco chinês. Os animais funcionam como um símbolo para expressar as características dominantes daquele ano e de quem nasce nele. Os símbolos são: rato, boi, tigre, lebre, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e também o porco.
O animal deste ano é o carneiro, que representa paz, serenidade e criatividade.