NOTÍCIA
Sancionada lei estadual de combate à violência nas escolas públicas
15 Janeiro 2018 por:
Equipe Reality Ininvestment MS
Foi publicada nesta segunda-feira (15), no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, a lei estadual que tem objetivo de coibir a violência nas escolas públicas do Estado. Conhecido como 'Lei Harfouche', o projeto causou polêmica por ser considerado punitivo aos estudantes e desconsiderar ações educativas.
Após debates e alterações, o projeto de lei nº 5.156, de 12 de janeiro de 2018 foi aprovado e publicado, entrando em vigor com data retroativa de 1º de janeiro, pela governadora em exercício, Rose Modesto (PSDB).
Com a lei em vigor, os estabelecimentos do sistema estadual de ensino ficam autorizados a executar atividades com fins educativos, como ações disciplinares para reparação de danos ou realização de atividades extracurriculares em casos de ocorrências escolares reicindentes.
Isto significa que o pai ou responsável legal ficará responsável por reparar o eventual estrago causado à unidade escolar ou aos objetos dos colegas, professores e servidores públicos.
"Na aplicação disciplinar serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem, tanto em relação ao patrimônio público ou particular quanto à integridade física e psíquica dos colegas, professores e servidores", pontua o parágrafo 3º.
Por Aline Oliveira, do Correio do Estado
Link original: https://www.correiodoestado.com.br/cidades/sancionada-lei-estadual-de-combate-a-violencia-nas-escolas-publicas/319526/
VEJA TAMBÉM
Maioria dos alunos não consegue resolver problemas de matemática
Os dados são da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2016.
26 Outubro 2017NACIONAL
MATO GROSSO DO SUL
CAMPO GRANDE