NOTÍCIA

Saúde lança campanha de atualização da caderneta de vacinação infantil

16 Agosto 2013 por:
Reality Ininvestment MS/Foto: Divulgação
 
 
 
 
 
 
 
O Ministério da Saúde lançou ontem (15) campanha nacional para atualizar a caderneta de vacinação infantil. A meta é vacinar, de 24 a 30 de agosto, as crianças menores de 5 anos que não estejam com a imunização em dia. ?As vacinas do calendário básico estarão disponíveis nos postos?, ressaltou Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
 
?O pai, a mãe ou o responsável tem que levar a criança [ao posto de vacinação]. Se tiver a caderneta é muito bom, porque é a chance para atualizar as vacinas; ver se estão em dia; ver quais estão programadas para tomar em um mês, em dois meses. Se tiver alguma que possa receber naquele dia, toma no mesmo dia?, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
 
Jarbas Barbosa ressaltou que, se a criança não completar o esquema de cada vacina, não estará totalmente protegida, e, por isso, a importância de um profissional avaliar o histórico pela caderneta. A campanha é destinada a 14,4 milhões de crianças, que têm menos de 5 anos.
 
Padilha destacou que, mesmo se o responsável não tiver a caderneta, é importante que leve o filho. ?No posto pode haver registro de quando [a criança] recebeu a vacina e, se não tiver registro, tem regras claras?, frisou o ministro. Ele explicou que há um protocolo para cada tipo de vacina.
 
A campanha prevê também a suplementação da vitamina A para crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, que moram nas regiões Norte e Nordeste e em municípios prioritários do Plano Brasil sem Miséria. O complemento contribui para a redução do risco de morte por diarreia.
 
Parceria entre o Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais de saúde, campanha abastecerá os postos do Sistema Único de Saúde com as vacinas BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C conjugada, fere amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
 
Alexandre Padilha disse que a partir do dia 24 os pais poderão acompanhar o calendário de vacinação por meio do telefone celular. ?Além da caderneta de vacinação, a partir do dia 24 de agosto, teremos o acompanhamento digital do calendário, que poderá ser baixado diretamente pelo celular, avisando o pai e a mãe do momento correto de vacinação da criança?, adiantou.
 
 
 Agência Brasil

 

VEJA TAMBÉM

Entidades buscam apoio para manutenção do veto ao Ato Médico

A análise dos dispositivos vetados no Ato Médico está no primeiro item da pauta da sessão do Congresso marcada para a próxima terça (20).

16 Agosto 2013

Hospital de Câncer de Barretos inaugura filial em Campo Grande

A realização deste projeto só foi possível graças ao investimento do empresário Antonio Morais dos Santos, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

15 Agosto 2013

INTERNACIONAL

Coreias negociam encontro entre famílias separadas durante a guerra que dividiu os dois países

17 Agosto 2013

NACIONAL

FGV indica quebra na sequência de queda inflacionária

17 Agosto 2013

MATO GROSSO DO SUL

Região sul de MS terá mínima de 4°C no fim de semana, diz inmet

17 Agosto 2013

VEJA TAMBÉM

Entidades buscam apoio para manutenção do veto ao Ato Médico

17 Agosto 2013

Marina Silva pede ajuda ao TSE para regularizar seu partido

17 Agosto 2013

Shogun luta para calar falastrão Sonnen e tentar retomar cinturão do UFC

17 Agosto 2013