NOTÍCIA

Servidores da Agetran doam sangue e reforçam o estoque da Santa Casa

29 Maio 2014 por:
Reality Ininvestment MS/Foto: Divulgação
 
 
 
 
 
 
 
 
Nesta quarta-feira (28), cerca de 40 servidores da Agência Municipal de transporte e Trânsito- Agetran participaram da Campanha ?Maio Amarelo- Atenção pela Vida?, realizando doação de sangue no Hemonúcleo da Santa Casa de Campo Grande. O objetivo é aumentar o estoque e, consequentemente, conscientizar a população sobre a importância da doação, principalmente para atender as vítimas de trânsito que dão entrada nos prontos socorros dos hospitais com graves ferimentos. A expectativa é que mais funcionários do órgão façam a doação até sexta-feira (30), quando termina a campanha.
 
O chefe de Divisão e Operação de Trânsito da Agetran, José Alves Arruda Filho, que aderiu à campanha explica que a velocidade dos veículos no trânsito tem sido o principal motivo de acidentes, e que os agentes têm trabalhado intensamente na conscientização dos motoristas sobre os riscos que correm quando excedem a velocidade nas vias. Arruda considerou oportuna a campanha de doação dos servidores. ?Demonstraram preocupação e solidariedade com o próximo. Hoje 12 agentes estão aqui doando sangue e outros virão no decorrer da semana?, disse.
 
A aluna do Instituto Mirim de Campo Grande, Amanda Moraes, de 17 anos, acompanhada da mãe, Izabel Cristina de Almeida, também participou da mobilização nesta manhã. Por ser menor de idade, a mãe autorizou a doação. ?Esta foi a primeira vez que doei foi uma experiência gratificante, principalmente por poder ajudar as pessoas que necessitam. Agora pretendo ser doadora voluntária fiel?, contou. A mãe de Amanda já é doadora e sempre incentivou as filhas a doarem. ?Parabéns pela campanha, iniciativa válida e de amor ao próximo?, elogiou.
 
Conforme a chefe do Banco de Sangue, Bibiana Rugolo, o estoque deste mês estava baixo e com a colaboração dos servidores da Agência de Trânsito o Banco de Sangue alcançará um número considerável de bolsas. ?Acidentes acontecem diariamente sabemos da necessidade da conscientização da sociedade, e a campanha tem alcançado bons resultados. Agradecemos a iniciativa de doação estamos de portas abertas para recebê-los?. 
 
Alguns dos funcionários aproveitaram a oportunidade e fizeram o cadastro de doadores de medula óssea. Para o cadastro foram retirados 5 mililitros a mais de sangue para rastrear características genéticas. Os dados serão inseridos no cadastro do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada.
 
 
Campanha de doação de sangue
A campanha também é aberta a toda sociedade. Para ser doador é necessário ter entre 16 e 68 anos, estar bem de saúde, ter se alimentado e não ter consumido algum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas. A pessoa deve estar munida de um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação) no ato da doação. Jovens menores só podem realizar doação mediante autorização dos pais ou responsáveis. 
 
Os interessados em participar devem procurar o hemocentro da Santa Casa, situado na Avenida Eduardo Santos Pereira, esquina com a Rua 13 de Maio. O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 7 horas às 17 horas. Aos sábados das 7 horas às 11h30min.
 
As doações também podem ser feitas no Hospital Regional, das 7 horas às 17 horas e no Hospital Universitário, das 7 horas às 11h30min . É importante lembrar que nesses dois bancos de sangue o funcionamento é de segunda a sexta-feira. A ação é promovida por familiares de vítimas de acidentes em parceria com o Gabinete de Gestão Integrada do Trânsito (GGIT) e conta com a colaboração da equipe do Banco de Sangue da Santa Casa.
 
 
Por Raquel Passos 

VEJA TAMBÉM