NOTÍCIA

Tráfego na Hiroshima deve ser liberado hoje, após conclusão de recapeamento

18 Junho 2015 por:
Reality Ininvestment MS/Foto: Gerson Walber
 
 
 
 
 
 
 
 
Provavelmente nesta quinta-feira (18) será liberado o tráfego na Avenida Hiroshima, trecho entre a Avenida Mato Grosso e a Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, interditada há três semanas para obras de drenagem na Rua Panojiotis Jean Kontos, que atravessa a via. No local, foi construído um trecho da galeria celular que se estenderá até a Rua 15 de Dezembro, conectando-se com a drenagem em instalação nos bairros Copacabana, Futurista, Danubio Azul e Bosque da Esperança.
 
Estas intervenções integram o conjunto de obras para controle de enchentes no entorno do Parque dos Poderes e em bairros da região urbana do Prosa, como a Vila Nascente, Futurista e Copacabana (etapa D do Complexo Mata do Jacinto).
 
Estão sendo investidos R$ 15 milhões em obras de contenção de enchentes, que incluem a implantação de 15 quilômetros de drenagem e de um reservatório de contenção projetado numa área no final da Rua Panojiostis Jean Kontos. Este piscinão vai reter a água da chuva, retardando sua chegada no córrego Reveilon (localizado no Parque das Nações Indígenas), que junto com o Desbarrancado e o João Português - todos afluentes do Prosa - formam o lago artificial do Parque das Nações Indígenas. O transbordamento do lago pressiona o Prosa nos trechos mais abaixo, onde também recebe as águas do Vendas, contribuindo para os alagamentos que costumavam acontecer em regiões como os cruzamentos das ruas Ricardo Brandão, Bahia e Joaquim Murtinho.
 
A galeria celular, com 2,2 metros de largura, começa na Rua 15 de Dezembro (já no Parque dos Poderes), desce pela Rua Panojiotis Jean Kontos, atravessa a Avenida Hiroshima e vai até o local onde será feito o piscinão. A 15 de dezembro recebe tubulação de 1,50 de metro de diâmetro se conectará com a drenagem em implantação na Rua Lise Rose, via que começa na Hiroshima, atravessa os bairros Danúbio Azul, Copacabana e Futurista, terminando na Avenida Carlinda Tognini.
 
 
Mais investimentos
Além desta obra drenagem e o piscinão no entorno do Parque dos Poderes, estão sendo investidos mais R$ 1,2 milhão numa obra que vai ajudar no controle do processo erosivo dentro do Parque do Sóter e das enchentes na região, que acabam impactando mais abaixo, no Córrego Prosa, nas proximidades do Shopping Campo Grande.
 
Trata-se de um dissipador de energia, que são degraus para diminuir a velocidade da água da chuva e retardar a chegada ao leito do córrego de toda a enxurrada captada numa região, que abrange o bairro e o conjunto habitacional Mata do Jacinto, onde há aproximadamente 4.500 imóveis, entre casas e apartamentos. Estão sendo empregados 100 metros cúbicos de concreto, 8 mil quilos de ferro, usados na fabricação das placas, com a meticulosidade artesanal que envolve a instalação de 1500 metros cúbicos de gabião.Também está planejada a construção de um piscinão no Sóter.
 
 
Por Flávio Paes 
Do CG Notícias

VEJA TAMBÉM

Campo Grande - 03 dias dedicados ao empreendedorismo digital

Evento no final de semana traz palestras com o tema "Inovação e desenvolvimento de novos negócios tecnológicos" aos empreendedores.

23 Julho 2015

Abordagens educativas marcarão o Dia do Motorista e do Motociclista

O objetivo é oferecer orientações sobre cuidados no trânsito, com a intenção de diminuir os índices de acidentes e mortes no trânsito da Capital.

23 Julho 2015

Smart Fit inaugura segunda unidade em Campo Grande

A Smart Fit, que integra o maior grupo de academias da América Latina, anuncia a inauguração da segunda unidade em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

23 Julho 2015

NACIONAL

Desemprego chega a 6,9% em junho e é o maior para o mês desde 2010

24 Julho 2015

MATO GROSSO DO SUL

Frio volta no fim de semana em MS

24 Julho 2015

CAMPO GRANDE

Campo Grande - 03 dias dedicados ao empreendedorismo digital

24 Julho 2015

VEJA TAMBÉM

Justiça norte-americana poderá confiscar imóvel de José Maria Marin em Nova York

24 Julho 2015

Satélite da Nasa encontra planeta similiar à Terra

24 Julho 2015