NOTÍCIA

Um jeito simples de ajudar seu cérebro a reter informações

18 Setembro 2014 por:
Reality Ininvestment MS/Foto: Divulgação
 
 
 
 
 
 
 
 
Mesmo que você digite mais rápido do que escreve, é melhor deixar o tablet ou o notebook de lado e pegar a caneta ao fazer anotações em aula, reuniões ou palestras.
 
E quem faz esta sugestão são dois cientistas, Pam Mueller, de Princeton, e Daniel Oppenheimer da Universidade da Califórnia, autores de um estudo publicado pelo jornal Psychological Science.
 
Eles descobriram que escrever à mão é bem mais eficiente para a memorização do que digitar. De acordo com o estudo, quem escreveu, ao invés de digitar, foi melhor no teste de retenção de informação na memória do que os colegas que fizeram o inverso.
 
Renato Alves, recordista brasileiro de memorização e autor do livro ?Faça Seu Cérebro Trabalhar por Você? (Editora Gente) ?assina embaixo? desta recomendação.?Quando escrevemos ativamos a memória sensorial e motora que registra os momentos feitos pelas mãos?, explica. 
 
Ele vai além: pede para caprichar na letra. ?Quando você tem esse cuidado, precisa entrar num estado de concentração, ou seja, o ato de escrever por si só já ajuda a manter a mente mais focada. E como sabemos foco potencializa ainda mais a memorização?, diz.
 
Em seu livro ?Não Pergunte Se Ele Estudou? (Humano Editora), Alves explica também que assistir uma aula prestando atenção e em seguida pegar uma folha de papel e fazer anotações traz ainda mais resultados.
 
?Ao processar e selecionar o que vai para o papel você acaba estimulando o córtex e produzindo sinapses. Escrever pode nos deixar mais inteligentes?, diz o especialista.
 
 
Para ele, são três atitudes quem estimulam a capacidade de memorização durante uma aula, palestra ou reunião:
 
1- Sente-se na primeira fila. ?Para evitar dispersão?, diz.
2- Participe ativamente. ?Acompanhar mentalmente a explicação, perguntar e participar ajuda a manter o foco?, diz.
3- Após a aula e com dúvidas solucionadas, faça um breve relatório, à mão, do que foi explicado. ?Isso vai promover a fixação do assunto na memória?, diz.
 
 
Por Camila Pati
Do Exame.com

VEJA TAMBÉM

Comitê divulga os preços dos ingressos para os Jogos Olímpicos

Para atender ao compromisso de ser acessível ao público, cerca de 3,8 milhões deles, terão preços de até R$ 70.

16 Setembro 2014

Shopping Campo Grande terá Bazar de Calçados e Bolsas com mega desconto

Entre as lojas participantes estão La Belle, Anita Homem, Crocs, Salinas, VR, Schutz, Capodarte, Le Postiche, Lilica & Tigor, Ellus, Tng, Havaianas, Cns, Dumond, Via Veneto, Hoover e Anita Calçados.

13 Setembro 2014

NACIONAL

Quase metade dos domicílios brasileiros tem computador, mostra Pnad

19 Setembro 2014

MATO GROSSO DO SUL

Sul de MS pode ter chuva com queda de granizo nesta sexta, prevê Inmet

19 Setembro 2014

CAMPO GRANDE

Prefeitura e Àguas farão 200 plantios de mudas na Capital no Dia da Árvore

19 Setembro 2014

VEJA TAMBÉM