NOTÍCIA

Artimanhas entre Dilma e Cristina

03 Julho 2012 por:

Redação Reality Ininvestment MS

Até que enfim, o país de Hugo Chávez conseguiu a entrada da Venezuela no Mercosul como membro pleno, e isso se deve, graças a interveção direta da presidente Dilma Rousseff, juntamente com o apoio da presidente Cristina Kirchner. Assim, Brasília e Buenos Aires apadrinharam decisivamente a entrada dos venezuelanos no bloco. A notícia foi confirmada na segunda-feira (2), pelo chaceler uruguaio Luis Almagro.

Por intermédio da assessoria especial da presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia,  o Brasil vem a público tentando se defender da manobra orquestrada pelas presidentes Dilma e Cristina. Pelo jeito, Brasil e Argentina se afinam cada vez mais com a Venezuela de Hugo Chávez e se estranham apenas quando o assunto é futebol.  

Resta a Marco Aurélio Garcia, contestar as declarações do ministro das Relações Exteriores uruguaio: "Isso não corresponde ao estilo da política externa brasileira e menos ainda da presidenta Dilma. A decisão foi tomada pelos três presidentes e suas chancelarias", argumentou.

O assessor da Presidência reiterou ainda, que a suspensão do Paraguai do bloco, após a destituição do ex-presidente Fernando Lugo, foi assegurada por um parecer da Advocacia-Geral da União, e que a decisão de incluir a Venezuela, no encontro realizado na última cúpula do Mercosul, em Mendoza (Argentina), foi baseada em "critérios jurídicos".

Desde 2006, a Venezuela não tinha sua adesão plena concretizada justamente por falta da aprovação do Congresso paraguaio. Portanto, a suspensão do Paraguai, desencadeou caminho livre para a total concretização do processo. Sendo assim, em 31 de julho, no Rio de Janeiro, já está agendada a cerimônia do ingresso da Venezuela no bloco. E evidentemente, com a participação dos quatro presidentes do Mercosul; Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela.

 

VEJA TAMBÉM

Paraguai não aceita suspensão do Mercosul e Unasul

O Paraguai não aceita a decisão do Mercosul de suspendê-lo provisoriamente do bloco sul-americano e vai buscar caminhos para reverter a medida.

01 Julho 2012

Giroto defende investimentos do Centro-Oeste

Deputado Edson Giroto participa de reunião para evitar que Estado perca R$ 60,1 milhões em investimentos federais.

27 Junho 2012

Pré-candidatos fora do ar!

O prazo para os candidatos deixarem seus programas termina no próximo dia 30 de junho.

26 Junho 2012

NACIONAL

Governo cortará ponto de grevistas

07 Julho 2012

CAMPO GRANDE

Aeronave da FAB cai na região industrial de Campo Grande

07 Julho 2012

VEJA TAMBÉM

Encontro com Fátima Bernardes e Jota Abussafi

08 Julho 2012

Atleta de hipismo brasileiro é convidado especial em Londres

08 Julho 2012