NOTÍCIA

Bolt vence 3º Laureus como atleta do ano; Neymar perde para Murray

12 Março 2013 por:

Reality Ininvestment MS/Foto: Divulgação
 
 
 
 
 
Usain Bolt mais uma vez é o vencedor do Laureus, o principal prêmio do esporte. Nesta segunda-feira (11), no Rio de Janeiro, em cerimônia apresentada pelo ator americano Morgan Freeman, o jamaicano recebeu a láurea de melhor atleta do ano. Em 2012, o astro do atletismo conquistou três medalhas de ouro (100 m, 200 m e 4x100 m) na Olimpíada de Londres. Bolt já havia recebido o "Oscar do Esporte" em 2009 e 2010.
 
Entre as mulheres, a premiada foi a estrela britânica Jessica Ennis, que conquistou o ouro do heptatlo nos Jogos de 2012, fazendo a festa da torcida da casa. O brasileiro Neymar concorria como revelação do ano, prêmio que celebra o atleta que fez a primeira grande temporada, mas perdeu para o tenista britânico Andy Murray.
 
Por outro lado, o Brasil viu Daniel Dias conquistar o segundo Laureus como melhor atleta paralímpico, superando nomes como Alex Zanardi.
 
O primeiro prêmio da noite (esporte de ação) celebrou Felix Baumgartner, austríaco que fez em outubro de 2012 o salto mais alto de todos os tempos, uma queda de quase 39 km. A láurea foi entregue pelo ex-nadador Michael Phelps, que se mostrou nervoso e confuso com o teleprompter.
 
Ao subir no palco, Baumgartner agradeceu a namorada por aguentar as "maluquices" durante a preparação. Após isso, foi felicitado pelo skatista Tony Hawk e viu Freeman fazer uma pergunta bem humorada: "como você fez sua mãe passar por isso?".
 
O próximo prêmio comemorou a melhor equipe do ano, troféu entregue pelo ator americano Kyle MacLachlan. Desbancando times como o Miami Heat, a escuderia Red Bull e a seleção espanhola campeã da Eurocopa, a equipe europeia campeã da Ryder Cup de golfe foi a homenageada. Os vencedores, porém, não compareceram, mas foram celebrados por meio de vídeos.
 
Na sequência foi a vez de Daniel Dias vencer o segundo prêmio de melhor atleta paralímpico. "É muito treino, muita dedicação. Queria fazer história em 2012 e acabei entrando para a história do esporte paralímpico brasileiro e mundial", disse o brasileiro. 
 
O próximo homenageado foi Michael Phelps, que, apesar de não ganhar o prêmio de atleta do ano, foi escolhido para uma nova láurea: o Prêmio da Academia Laureus por Conquistas Excepcionais. O americano, que se aposentou ao fim da Olimpíada de Londres, fez um discurso comedido de agradecimento. "Eu vou continuar a fazer parte do mundo dos esportes, que é a minha paixão", disse o ex-atleta.
 
Perguntado caso consideraria voltar aos Jogos do Rio de Janeiro, Phelps foi categórico e arrancou risadas da plateia: "não". "Eu fiz tudo que queria fazer no esporte. Como nadador conseguir fazer tudo o que eu poderia, mas há muito que eu possa fazer fora da piscina", afirmou. O americano ainda teve a velocidade nas piscinas comparada por Morgan Freeman com uma bola de golfe.
 
Neymar teve a chance de vencer o Laureus na sequência, no prêmio que homenageou o atleta que teve a maior ascensão no ano, mas viu Andy Murray ser escolhido. O britânico conquistou o ouro do tênis em plena Olimpíada de Londres e venceu o US Open pouco tempo depois, o primeiro Grand Slam da carreira.
 
O próximo prêmio foi apresentado por Vitali Klitschko. O dominicano Felix Sanchez recebeu a láurea de retorno do ano por, aos 34 anos, conquistar o ouro da prova dos 400 m com barreiras na Olimpíada de Londres. "Alguns acharam que eu já tinha feito o suficiente, que não voltaria a vencer", discursou o atleta, que também foi campeão olímpico em 2004 na mesma prova.
 
A noite enfim foi chegou ao auge por meio do ex-tenista Boris Becker, que deu a Usain Bolt o terceiro Laureus por atleta do ano, superando astros como Lionel Messi, Sebastian Vettel e Phelps. O jamaicano não esteve presente ao Theatro Municipal, mas foi representado em vídeo, no qual confirmou o desejo de estar na Olimpíada do Rio de Janeiro.
 
A noite enfim foi encerrada com prêmio especial pela carreira para Sebastian Coe, bicampeão olímpico nos 1500 m (1980 e 1984) e presidente do comitê organizador da Olimpíada de Londres. A homenagem contou com vídeo lembrando a carreira do britânico.
 
 
Terra
 

VEJA TAMBÉM

Estruturas dos telões do Maracanã começam a ser colocadas

Placas de LED, com alta definição, ainda chegarão ao estádio.

15 Março 2013

INTERNACIONAL

Ao celebrar missa, papa alerta que Igreja não pode ser uma ONG piedosa

15 Março 2013

NACIONAL

Dilma terá encontro reservado com papa Francisco no Vaticano

16 Março 2013

MATO GROSSO DO SUL

Governador lança oficialmente Bolsa Atleta e garante mais investimento para o projeto em 2014

16 Março 2013

VEJA TAMBÉM

Estruturas dos telões do Maracanã começam a ser colocadas

15 Março 2013

Economia brasileira inicia o ano em crescimento, mostra índice do Banco Central

15 Março 2013