NOTÍCIA

Cães e gatos poderão tirar passaporte

23 Novembro 2013 por:
Reality Ininvestment MS/Foto: Divulgação
 
 
 
 
 
 
 
A partir de agora, donos de cães e gatos poderão optar qual documento desejam levar quando forem viajar com seus animais de estimação. Podem escolher continuar usando o certificado sanitário internacional e atestado de saúde do animal, que até então era o único e obrigatório documento para trânsito de cães e gatos, ou podem emitir o passaporte do pet.
 
As regras para a emissão do passaporte brasileiro para cães e gatos foram publicadas na edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial da União. O documento já havia sido criado em março de 2010, mas ainda era preciso revisão e definir alguns detalhes.
 
O documento, que terá 36 páginas, será expedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em português, inglês e espanhol. Entre as informações importantes, estarão o nome completo e endereço do proprietário, nome, espécie, raça, sexo, pelagem e data estimada de nascimento do cachorro ou felino, dados de vacinação e exames clínicos fornecidos por um médico veterinário.
 
Para os casos em que o cão ou gato tiver implantado dispositivo eletrônico de identificação (microchip), o número de identificação eletrônica do animal também deverá ser informado no passaporte.
 
O passaporte é válido para trânsito no território brasileiro e para todos os países que o reconheça como documento equivalente ao certificado sanitário. É responsabilidade do proprietário do animal verificar, antes da viagem, a aceitação do passaporte e as exigências sanitárias do país de destino do animal.
 
Para caso de perdas ou extravio do passaporte, o proprietário do animal deverá registrar boletim de ocorrência policial.
 
Caso o animal mude de dono, deverá ser pedida uma nova versão do documento com a apresentação obrigatória do antigo.
 
 
Requisitos
Para terem o passaporte emitido, os cães ou gatos deverão ter pelo menos 90 dias de nascidos e o nascimento deve ter acontecido em território brasileiro, ou o animal ter sido importado definitivamente para o Brasil. É preciso também que ele passe por exames feitos por médico veterinário inscrito que ateste a boa saúde dos animais, e por fim, que o proprietário seja residente no Brasil.
 
O procedimento deve ser realizado em uma das unidades que serão indicadas em breve no site do MAPA.
 
 
Portal Brasil
 

VEJA TAMBÉM

Consumidor será cauteloso com compras de Natal

Apesar do cenário de controle, a aposta é em um consumo racional, que garantirá crescimento para as vendas.

15 Dezembro 2013

Mais Médicos vai ser avaliado e pode ampliar número de estrangeiros, diz Dilma

A presidente participou da cerimônia de inauguração do Hospital de Clínicas Municipal José de Alencar, em São Bernardo do Campo, São Paulo.

13 Dezembro 2013

NACIONAL

Consumidor será cauteloso com compras de Natal

16 Dezembro 2013

MATO GROSSO DO SUL

Detran de MS lança nesta segunda campanha contra bebida no trânsito

16 Dezembro 2013

ESPECIAL

Corpo de Mandela é enterrado na cidade onde passou a infância

16 Dezembro 2013

VEJA TAMBÉM

'De cara lavada', Cameron Diaz promove livro sobre corpo saudável

15 Dezembro 2013