NOTÍCIA

Exposição de fotos feitas por alunos da rede municipal é vista por centenas de pessoas

Exposição de fotos feitas por alunos da rede municipal é vista por centenas de pessoas 04 Dezembro 2013 por:
Reality Ininvestment MS/Foto: Divulgação
 
 
 
 
 
 
 
A 9ª edição do Prêmio Professor Por Excelência realizada nesta segunda-feira (2) no Auditório Salomão Baruki, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Corumbá, e que premiou oito professores da Rede Municipal de Ensino, abriu espaço para uma exposição especial.
 
A mostra de fotos com o tema ?Segurança? apresentou 90 imagens feitas por professores e alunos da Educação Infantil e Educação Fundamental da Escola Municipal Almirante Tamandaré e da Escola Rural Carlos Cárcaro. Todo o trabalho foi resultado da oficina ?Fotografia e Meio Ambiente?, ministrada pela professora doutora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Christiane Gioppo, e que propôs o uso da fotografia em sala de aula com caráter educativo.
 
Os autores das fotos foram orientados a exercitarem o olhar crítico sobre o ambiente em que vivem, registrando assim momentos de segurança ou insegurança relacionados ao dia a dia, como por exemplo, o atropelamento de animais na BR-262/MS.  Mais de 600 pessoas que participaram da premiação puderam conferir a exposição. ?A nossa avaliação é bem positiva. As fotos chamaram a atenção dos professores das outras escolas, que fizeram questionamentos e se interessaram pelo trabalho. Foi uma experiência válida?, diz o diretor adjunto da Escola Almirante Tamandaré, Moacir Castelo de Mesquita.
 
A mostra fotográfica foi preparada pela Secretaria de Educação, em parceria com o Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto ?BR-262 ? Faço parte deste caminho?. O curso, que teve início em julho, foi dividido em quatro encontros com aulas práticas e teóricas. Os professores tiveram a oportunidade de usar a fotografia para desenvolver o olhar crítico das crianças em atividades extraclasse sobre o ambiente em que vivem.
 
O PEA, do projeto ?BR-262 ? Faço parte deste caminho?, é realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em parceria com a UFPR e desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI).
 
 
Prêmio
Nessa edição, o prêmio reuniu 56 projetos que concorreram em quatro categorias. A competição é uma forma de incentivo para os professores realizarem projetos diferenciados na escola durante o ano letivo.
Os professores receberam os prêmios das mãos da secretária de Assistência Social e Cidadania, Andréa Ulle; do subsecretário de Assistência Social, Nilo Correa, da professora Christiane Gioppo, da Universidade Federal do Paraná, e de membros da secretaria de Educação do Município.
 
 
Confira os vencedores:
Educação Infantil
1º Lugar - Rosa Alessandra Rodrigues Correa ? Centro Educacional Estrelinha Verde
Projeto "Peixes do Pantanal"
2º Lugar - Letícia Marques de Souza - Escola Municipal Delcídio do Amaral
Projeto "Sem higiene não há saúde"
 
 
Ensino Fundamental (de 1ª a 5ª série)
1º Lugar - Fernanda Mavigner Cárcari - Escola Municipal Pedro de Medeiros
Projeto ?Leitura, prazer, lazer e aprender?
2º Lugar - Mariana Vaca Conde - Escola Municipal Eutrópia
Projeto ?Más Allá de lá fronteira: intercâmbio e correspondências Brasil e Bolívia?
 
Ensino Fundamental (de 6ª a 9ª séries)
1º Lugar - Thiago da Silva Godoy - Escola Municipal Tilma Fernandes
Projeto ?Tilma para o Bem?
2º Lugar - Ana Maria de Arruda Braga - Escola Municipal Ângela Maria Perez
Projeto ?Compartilhando as ondas do rádio?
 
Educação de Jovens e Adultos
1º Lugar - Lucicleide Rodrigues - Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros
Projeto ?Aprender com a inclusão?
2º Lugar - Jéferson Rodrigues Cortez -Escola Municipal Isabel Correa
Projeto ?Saúde na Eja: conhecendo, prevenindo e controlando?.
 
 
Karina Kanashiro
Assessoria de Imprensa

 

VEJA TAMBÉM