NOTÍCIA

Google, Microsoft e Facebook se unem para evitar novo Heartbleed

25 Abril 2014 por:
Reality Ininvestment MS/Foto: Divulgação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Google, Microsoft, Facebook e outras grandes empresas de tecnologia anunciaram nesta quinta-feira (24) um projeto que pretende evitar novas falhas de segurança na internet, como o bug Heartbleed. O projeto, chamado Core, será gerenciado pela Linux Foundation e terá fundo inicial de US$ 3,6 milhões.
 
Essa verba será investida para aprimorar a segurança de projetos de código aberto usados na internet. Um dos projetos prioritários é o OpenSSL, que até poucas semanas atrás continha a falha de segurança conhecida como Heartbleed.
 
Várias iniciativas de código aberto são usadas na infraestrutura da internet. Algumas delas, como o servidor web Apache e as várias versões do Linux usadas em servidores, contam com apoio financeiro e funcionários pagos, que complementam o trabalho dos colaboradores voluntários. Esse é o caso também da Fundação Mozilla, responsável pelo navegador Firefox.
 
Outros projetos, entretanto, têm pouco apoio e são mantidos por pouquíssimas pessoas. No caso do OpenSSL, por exemplo, são apenas quatro programadores, segundo a Wired. Esse tipo de projeto, com poucos recursos financeiros e humanos, é o principal alvo do Core.
 
 
Heartbleed afetou milhões de sites
 
A falha de segurança conhecida como Heartbleed estava presente no protocolo OpenSSL, usado em milhões de sites e serviços de grandes empresas, como Google e Facebook. Ela permitia que hackers acessassem informações sigilosas nos servidores que rodavam o OpenSSL.
 
A falha estava presente no OpenSSL desde 2012, mas por dois anos passou despercebida. A brecha foi descoberta apenas no início deste mês, por pesquisadores do Google e da empresa de segurança Codenomicon. Desde então, a maioria dos sites afetados já corrigiu a falha, atualizando a versão do OpenSSL.
 
 
iG

 

VEJA TAMBÉM

Pais devem acompanhar o acesso de crianças à internet, alertam especialistas

Especialistas concordam que o acesso à rede mundial é um caminho sem volta, e a proibição do uso não é a melhor opção para os pais.

17 Julho 2017

Ataque cibernético afeta atendimento no Hospital de Câncer de Barretos em Campo Grande

O ataque cibernético, que afetou os computadores do Hospital de Câncer de Barretos em Jales e Fernandópolis, também causou transtornos na unidade em Campo Grande.

28 Junho 2017