NOTÍCIA

OEA cria resolução de apoio ao Equador no caso de Assange

25 Agosto 2012 por:

Redação Reality Ininvestment MS

 

Depois do apoio da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovaram na noite da última sexta-feira, por unanimidade, uma resolução de "solidariedade e respaldo" ao Equador em relação ao conflito diplomático com a Inglaterra, que começou desde o asilo concedido a Julian Assange, fundador do WikiLeaks em sua embaixada em Londres.

Mesmo com a resolução de apoio ao Equador aprovada, os delegados da OEA ressaltaram que os países devem dialogar sobre a questão e que, em qualquer circunstância, a ?inviolabilidade das missões diplomáticas? deve ser mantida.

Os Estados Unidos e o Canadá, em especial, se opuseram ao parágrafo de respaldo ao Equador por entenderem que a questão envolvendo os países é bilateral. No entanto, permitiram que a resolução fosse aprovada dando ao texto o consenso dos presentes na reunião realizada em Washington.

Ainda no encontro, Philip Barton, observador britânico presente na OEA, convidou o Equador a retomar o diálogo sobre a questão que envolve o australiano. O governo de Rafael Correa teria congelado as conversas sobre o assunto e só voltariam a debater se a Inglaterra ?retirasse? sua ameaça de invadir a embaixada de Quito.

O governo britânico ressaltou que não violará a embaixada, no entanto, não emitirá um salvo-conduto para Assange. O australiano de 41 anos deve ser extraditado da Inglaterra para a Suécia, onde responderá por crimes sexuais.

 

Foto: AFP

VEJA TAMBÉM

Apple vence a grande batalha judicial contra a Samsung.

A Samsung foi considerada culpada por ter infringido, intencionalmente, cinco de sete patentes da Apple.

25 Agosto 2012

Atirador abre fogo contra diversas pessoas em Nova York

O incidente ocorreu em frente ao Empire State, o atirador foi morto pela polícia

24 Agosto 2012

Incêndio matou brasileira e filhos em Portugal

Vizinhos disseram ter escutado pedidos de socorro. O incêndio destruiu parcialmente a casa.

23 Agosto 2012

CAMPO GRANDE

Ávila reune acadêmicos e professores para apresentar propostas

25 Agosto 2012

VEJA TAMBÉM