NOTÍCIA

Parte dos casos de dengue é de zika em MS, diz secretário de Saúde

19 Fevereiro 2016 por:
Equipe Reality Ininvestment MS
Foto: Reprodução 
 
 
 
 
 
 
 
 
O secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, afirmou que parte dos casos notificados por dengue em Mato Grosso do Sul é de zika. Dados divulgados semanalmente pelo boletim epidemiológico são baseados nas informações repassadas pelos municípios.
 
?Nós acreditamos que uma parte dos casos que estão sendo notificados como dengue são zika. Nós vamos tentar diferenciar isso para controle nosso?, afirmou Tavares. De acordo com o último boletim, o estado tem 21.982 casos suspeitos da doença.
 
O boletim ainda divulgou que foram notificados 1.748 casos na última semana. Mas, conforme o titular da SES, esses números não são reais. ?As notificações têm um tempo, estamos notificando, inclusive, casos de um mês atrás que estão chegando. Esses números estão sendo consolidados. O que não podemos é pegar o número da semana e divulgar que está diminuindo, porque na verdade não corresponde à realidade?, explicou.
 
Na avaliação da Secretaria de Saúde, os números da semana representam um percentual do que será notificado. ?O importante é que os dados que são informados semanalmente não significam que eles fecharam a semana. Eles significam 20% dos casos que serão notificados?, enfatizou Tavares.
 
Apesar da gravidade da doença, o secretário diz acreditar que a infestação já esteja diminuindo. ?Eu acho que está tendo uma infestação que está diminuindo pelos casos de dengue, mas ainda é uma diminuição muito pequena. Nós temos que continuar trabalhando intensamente porque o caso é muito grave?, ressaltou o secretário.
 
Morte
A SES está investigando a morte de uma mulher de 32 anos que pode ter sido vítima de dengue hemorrágica. Ela morreu no Hospital Regional, na quarta-feira (17), depois de passar mal na semana passada e ter recebido atendimento nas Unidades de Saúde do Guanandi e Aero Rancho.
 
Essa pode ser a terceira morte por dengue em 2016. Assim como as outras duas, de uma criança de 8 anos e uma adolescente, o caso ocorreu em Campo Grande.
 
 
 
Fonte: Do G1 MS com informações da TV Morena
 

VEJA TAMBÉM

Anvisa registra primeiro teste de farmácia para detecção do HIV

A ideia do registro do autoteste do vírus da aids vinha sendo estudada desde 2015, ano em que a Anvisa havia regulado o registro de produtos para diagnóstico in vitro do HIV.

17 Maio 2017

Medo do Aedes faz venda de repelente disparar e impulsiona novos negócios

Multinacionais e pequenas fabricantes entraram no segmento e marcas em ascensão, como o Exposis, foram alvo de aquisições.

01 Fevereiro 2017

Minas Gerais confirma sete mortes por febre amarela

O Ministério da Saúde já foi informado sobre a confirmação das mortes em Minas Gerais.

18 Janeiro 2017

NACIONAL

Força-tarefa em Curitiba perde 1/3 das verbas

29 Maio 2017

MATO GROSSO DO SUL

IPVA 2017: prazo para pagamento da última parcela vence no dia 31 de maio

29 Maio 2017

CAMPO GRANDE

O tempo em Mato Grosso do Sul

29 Maio 2017

VEJA TAMBÉM

Celebrando 20 anos do primeiro CD, Zeca Baleiro faz show em Campo Grande

28 Abril 2017

Mariz, Serraglio e Anastasia disputam o Ministério da Justiça

08 Fevereiro 2017