NOTÍCIA

Pela primeira vez, um presidente do Egito visita o Brasil

29 Abril 2013 por:

Reality Ininvestment MS/Foto: Divulgação
 
 
 
 
 
 
 
 
O presidente egípcio, Mohamed Mursi, virá a Brasília e São Paulo, nos dias 7, 8 e 9 de maio. As reuniões com a presidenta Dilma Rousseff e os ministros das áreas econômica e social estão confirmadas. Mursi quer que o Egito tenha condições de integrar o grupo dos países emergentes. O governo egípcio se interessa em incrementar o comércio e adotar propostas referentes aos programas de transferência de renda.
 
O emissário do Brasil para o Oriente Médio mais a Turquia e o Irã, embaixador Cesário Melantonio Neto, destacou à Agência Brasil que a visita de Mursi é o reconhecimento pelo papel do país no cenário internacional. ?O presidente só virá ao Brasil nesta viagem. Os egípcios veem o Brasil como um parceiro importante e isso é bastante relevante?, disse.
 
A visita de Mursi ao Brasil é a última etapa das viagens do presidente egípcio aos integrantes do Brics - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na semana passada, o porta-voz da Presidência do Egito, Ihab Fahmy, disse que Mursi quer ampliar a cooperação comercial, econômica e industrial, além de atrair mais investimentos brasileiros para o Egito.
 
Em Brasília, Mursi tem encontro com Dilma e os ministros das áreas econômica e social. Os programas de transferência de renda atraem a atenção dos egípcios que se interessam, principalmente, pelas ações de combate à fome e à pobreza, além da distribuição da merenda escolar. Em São Paulo, Mursi e sua comitiva se reúnem com empresários de vários setores, além de conversas com a comunidade de língua árabe.
 
Desde o fim do governo de Hosni Mubarak, em 11 de fevereiro de 2011, o Egito enfrenta momentos de instabilidade política, econômica e social. O governo tenta administrar a queda nas receitas provocada, entre outras razões, pela redução no turismo e dos investimentos estrangeiros. Ao mesmo tempo, o atual governo passou por uma série de manifestações violentas.
 
Com quase 90 milhões de habitantes, o Egito é o país mais populoso do mundo árabe. Cerca de 60% da população é formada por jovens, que sofrem com o desemprego e a falta de perspectivas positivas para o futuro. Mursi se elegeu, em 2012, prometendo melhorar a situação econômica e social do país.
 
Na visita ao Brasil, Mursi deve defender o interesse de o Egito fazer parte do grupo de países emergentes. A próxima Cúpula do Brics será no Brasil, em 2014. Na semana passada, o egípcio foi à Rússia e aproveitou para reforçar acordos nas áreas energética, do petróleo, do gás e da indústria nuclear.
 
Melantonio Neto ressaltou que ? mesmo com as dificuldades causadas pelos impactos da Primavera Árabe, em 2011, no Egito ? o país não reduziu o volume de comércio com o Brasil. Ao lado da Arábia Saudita, a Turquia e o Irã, o Egito está entre os principais parceiros do Brasil envolvendo os países muçulmanos. Em 2012, o volume do comércio bilateral atingiu US$ 2,7 bilhões.
 
 
Agência Brasil
 

VEJA TAMBÉM

Holanda tem novo rei, o primeiro homem em 123 anos

Willem-Alexander assume após sua mãe, a rainha Beatrix, 75 anos, abdicar do poder depois de 33 anos de reinado.

30 Abril 2013

Coreia do Sul permanece em alerta sobre eventual ameaça da Coreia do Norte

No começo deste mês os serviços de inteligência sul-coreanos e norte-americanos indicaram ter detectado que a Coreia do Sul procedeu à mobilização de vários dos seus mísseis Musudan.

29 Abril 2013

INTERNACIONAL

Holanda tem novo rei, o primeiro homem em 123 anos

01 Maio 2013

NACIONAL

INSS cobra de Suzane von Richthofen pensão recebida após crime

01 Maio 2013

MATO GROSSO DO SUL

Governo paga salário dos servidores no dia 1º de maio

01 Maio 2013

VEJA TAMBÉM

Atriz Catherine Zeta-Jones deu entrada em uma clínica para tratamento

01 Maio 2013

Revista lista 500 mais poderosos do mundo; 11 brasileiros estão incluídos

01 Maio 2013