NOTÍCIA
Série de erupções solares pode causar auroras na Terra
15 Janeiro 2013 por:Reality Ininvestment MS / Foto: Nasa
Uma erupção no Sol que pode causar o fenômeno conhecido como tempestade geomagnética foi direcionada à Terra e registrada pela Nasa - a agência espacial americana - no último domingo. O distúrbio espacial ocorre quando as erupções solares atingem o campo magnético do planeta por muito tempo e pode causar auroras nas proximidades dos Polos. No passado, sistemas elétricos foram afetados e instrumentos de navegação sofreram interferência devido a fenômenos semelhantes.
A Nasa garante que é improvável que essa ejeção de massa coronal (CME, na sigla em inglês) tenha velocidade suficiente para causar fortes tempestades geomagnéticas na Terra. O fenômeno é capaz de enviar partículas solares ao espaço e atingir a Terra de um a três dias mais tarde. A erupção atual saiu do Sol com velocidade aproximada de 275 milhas por segundo - número considerado típico nesse tipo de erupção. As erupções solares mais rápidas atingem até dez vezes a velocidade da atual.
A ejeção de massa coronal difere das erupções solares, que não podem atravessar a atmosfera terrestre e afetar humanos fisicamente, mas - quando estas são muito intensas - podem perturbar a camada atmosférica em que meios de comunicações e estações elétricas funcionam. O fenômeno atual causou apenas fracas interferências, e seus efeitos já passaram.
Terra
VEJA TAMBÉM
Nuvem escura captada por telescópio no Chile é maternidade de estrelas
Objeto Lupus 3 fica a 600 anos-luz da Terra, na constelação de Escorpião.
16 Janeiro 2013INTERNACIONAL
ONU alerta para grave recessão no mundo que aumenta desemprego
17 Janeiro 2013NACIONAL
MATO GROSSO DO SUL
VEJA TAMBÉM
Cão diagnosticado com leishmaniose é devolvido a ONG em MS
15 Janeiro 2013Estados retomarão exportações de carne suína para o Uruguai
17 Janeiro 2013