NOTÍCIA

TIM, Oi e Claro tem venda de serviços suspensa pela Anatel

19 Julho 2012 por:

 

Redação Reality Ininvestment MS
 
Foi anunciado oficialmente nesta quarta-feira (18) pelo Presidente da Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, a decisão de suspender temporariamente a venda de novos serviços de telefonia celular para as operadoras TIM, Oi e Claro. A proibição passa a valer a partir da próxima segunda-feira (23), e afeta uma operadora em cada estado brasileiro.
 
A sanção aplicada pela Anatel não contempla multa, desde que não haja descumprimento da proibição de comercializar serviços nos estados em que a operadora está restringida, se houver, a multa deve ser de R$ 200.000 por dia. Cada estado teve uma operadora restringida, sendo ao total 27 restrições divididas pelas três operadoras, sendo a TIM a mais atingida, com 18 estados e o Distrito Federal restringidos, seguida da Oi com 5 restrições e a Claro com 3 restrições.
 
Conforme Rezende, as sanções aplicadas pela Anatel tiveram como embasamento análises que buscaram a média de reclamações recebidas pelo órgão em cada estado, quantidade de interrupções nas ligações ou transferência de dados, a capacidade de rede, e o atendimento aos clientes. As informações reunidas são desde janeiro de 2011 até junho deste ano.
 
De acordo com a Anatel, as três operadoras corresponde a pelo menos 70% do mercado de telefonia móvel no país. A operadora TIM foi que obteve a pior média nacional, e ocupa a ultima posição de qualidade em 18 estados e o Distrito Federal, dos quais foi restringida de vender novos planos.
 
Estados restringidos para TIM: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins.
 
A restrição para a Oi incide sobre os estados do Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul. Para a Claro somente três estados foram restringidos, sendo Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
 
Para que as operadoras possam voltar a comercializar seus serviços, elas devem apresentar no prazo de 30 dias, planos de investimento para melhoria da qualidade dos serviços prestados e sanando os problemas. Porém, esses planos de investimentos, quando apresentados, deverão ser analisados pela Anatel, que decidirá se aceita ou não, as condições dos planos.
 
Se as condições forem aceitas, a Anatel deve fazer o acompanhamento do implemento dos planos apresentados pelas operadoras. Para o cliente, a melhoria mais sensível deve ocorrer na qualidade das áreas de atendimento e call center. As tarifas não devem sofrer alterações. No entanto, a mudança na infraestrutura deve levar mais tempo para ser notada pela população.
 
A VIVO, atual líder do mercado brasileiro de telefonia móvel, também deve apresentar planos de melhorias no serviço, junto com as operadoras CTBC e Sercomtel, sob pena de também ter suas vendas restringidas.

VEJA TAMBÉM

ESPORTES

Brasil relembra título em Rasunda com vitória

15 Agosto 2012

NACIONAL

Servidores de carreiras consideram proposta insatisfatória

19 Agosto 2012

CAMPO GRANDE

Giroto promove caminhada e participa de reuniões políticas

21 Agosto 2012

VEJA TAMBÉM

Julgamento do mensalão recomeça hoje

20 Agosto 2012

Multivacinação infantil começa hoje

18 Agosto 2012