COLUNAS

Cartomante

POSTADO EM 13 MAR 2016 por: José Carlos Paiva Bruno
 
 
 
 
 
 
 
 
Analisando Oscar Wilde em cartaz na peça ?In Extremis?, descobri em meio ao misticismo e bufonaria do palco, nova tese para o caos político brasileiro. Que só está em cena em razão do diretor de sonoplastia, caos econômico, preceder. Sinceramente penso que Lula, notável dramaturgo político, tenha decidido pela atual presidenta numa carta cigana. Cuja quiromancia indicava estratégia de sucessão que não ofuscasse seu criador e tampouco viesse a figurar na ribalta. Apenas uma pretensa inovação feminina em manutenção ao que fora alcançado com possível gradação dum viés em no máximo antipático que outorgasse seu retorno Lula redentor.
 
Como na Peça, dirigida e traduzida cuidadosamente por Bruno Guida, enquanto nosso Lula projeta a ansiedade do escritor Neil Bartlett à beira do veredito, Dilma joga para a plateia. Hospeda-se na habitual suíte caríssima lá fora, promete redução nas emissões, assiste ao rebaixamento na nota de crédito Brasil pós envio do Orçamento deficitário, enfim calma que nada está acontecendo. Disparada do dólar, desemprego e inflação são meros problemas do cenário. Levy e seus técnicos que resolvam.
 
Cartomante certamente em momento talvez nebuloso da bola de cristal, não previu a existência de Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes e Sérgio Moro. Imagino que tenha confundido os vultos das capas pretas com seus baluartes amigos, aqueles que estudam mecanismo jurídico atual em trazer a lavagem jato para o STF. Assim, no mínimo terão tempo extra para as necessárias defesas petistas e arrefecimento da mídia algoz. Vamos torcer pela oitiva e julgamento anterior do cidadão Lula (sem prerrogativas Janot) no inquérito policial federal corrente.
 
Curioso mesmo nosso atual mundo de Alice, enquanto o Vaticano e China explicam-se junto aos EUA, pretendendo uma parecida consulta estratégica visando plateias do futuro, temos mais mulheres na guerra. Agora em manchete as guerrilheiras do PKK Partido dos Trabalhadores do Curdistão aliadas dos EUA contra o Estado Islâmico no Iraque, coincidência é que as valorosas combatentes são oriundas da minoria curda, a mesma daquele pretérito alegado Saddam terrorista?
 
Com esse balaio de gatos, melhor chamarmos uma nova cartomante, de preferência uma que esteja em Rede! Voltando ao teatro, talvez a coincidência efetiva seja aquela da condenação de Wilde dias após sua consulta mística.
 
 
José Carlos Paiva Bruno
OABRJ 73304

VEJA TAMBÉM

Vivendo e aprendendo

POSTADO EM 12 Março 2016

MATO GROSSO DO SUL

Reinaldo recebe lideranças políticas do Paraguai

18 Março 2016

CAMPO GRANDE

Campo Grande tem protesto contra Dilma e Lula pelo 2º dia seguido

18 Março 2016

VEJA TAMBÉM