NOTÍCIA

Projeto de Lei sobre o ICMS Ecológico é aprovado

05 Julho 2012 por:

Redação Reality Ininvestment MS

 

Na ultima terça-feira (03), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, presidida pelo deputado estadual Junior Mochi, emitiu parecer favorável, ao Projeto de Lei nº 128/12, do Poder Executivo, que especifica a porcentagem do ICMS Ecológico que será destinada aos municípios com área de conservação e também aos que tiverem plano de gerenciamento dos resíduos sólidos.
 
Até dezembro do ano passado, a alínea ?f?, do inciso III, do art. 1º da Lei Complementar (LC) nº 57, de 04 de janeiro de 1991 contemplava com 5% da receita do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) apenas os municípios que possui parte do território integrado por terras indígenas homologadas e com Unidade de Conservação da Natureza.
 
Em dezembro do ano passado, o governador André Puccinelli sancionou a Lei Complementar nº 159, de autoria do deputado estadual Junior Mochi, que estendeu o benefício do ICMS Ecológico também aos municípios que possuírem um plano de gestão, sistema de coleta seletiva e disposição final de resíduos sólidos. 
 
Agora, segundo Mochi, o projeto do executivo veio para regulamentar à alteração prevista na LC nº 159. ?Com a Lei Complementar nº 159 eu propus que dentro do critério de rateio do ICMS fossem contemplados os municípios com plano de gerenciamento dos resíduos sólidos. Agora o governo veio regulamentar o valor, destinando 30% para os municípios que atenderem os critérios?, explica.
 
Pela proposta do executivo, do percentual de 5% do rateio, 70% serão destinados ao rateio entre os municípios que tenham em parte de seu território unidades de conservação da natureza, devidamente inscritas no cadastro estadual de unidades de conservação e terras indígenas homologadas e 30% entre os municípios que possuam plano de gestão, sistema de coleta seletiva e disposição final de resíduos sólidos, devendo esta última estar devidamente licenciada. De acordo com Mochi, a intenção é aprovar a proposta do executivo antes do recesso parlamentar.

VEJA TAMBÉM

Governo federal libera R$ 5,7 milhões a 23 municípios de MS

O dinheiro será aplicado pelos prefeitos em obras de infraestrutura

10 Julho 2012

Giroto viabiliza R$ 1 milhão para Centro de Esporte e Lazer da Vila Almeida, em Campo Grande

O Ministério do Esporte já fez o empenho a favor do Governo do Estado, que é o responsável pela execução da obra.

09 Julho 2012

INTERNACIONAL

Presidente da Venezuela virá ao Brasil

09 Julho 2012

NACIONAL

Governo cortará ponto de grevistas

07 Julho 2012

CAMPO GRANDE

Aeronave da FAB cai na região industrial de Campo Grande

07 Julho 2012

VEJA TAMBÉM

Atleta de hipismo brasileiro é convidado especial em Londres

08 Julho 2012