NOTÍCIA

Julgamento do mensalão tem data marcada para 1° de agosto

07 Junho 2012 por: Redação Reality Ininvestment MS

Aprovado ontem quarta-feira (6), pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o cronograma para o julgamento do processo do mensalão, com inicio no dia 1° de agosto e deve se prolongar até setembro.  O cumprimento do prazo estipulado depende agora, do ministro Ricardo Lewandowski, que é revisor do processo.

 
O cronograma foi decidido por unanimidade, durante reunião administrativa no gabinete do presidente do STF, Carlos Ayres Britto. O calendário ficou definido para agosto, mas a pontualidade do inicio do julgamento depende do revisor da ação penal, ministro Ricardo Lewandowski, que já informou através de sua assessoria que seu voto estará disponível até o final de junho.
 
De acordo com o cronograma, a primeira fase do planejamento aprovado, deverá ocorrer entre o dia 1 e 14 de agosto. Nessa primeira fase, os ministros devem se concentrar e se esforçar para que todos os lados possam fazer suas sustentações orais até o dia 14 de agosto. 
 
O primeiro dia de julgamento deverá ser reservado somente para a leitura do relatório do ministro Joaquim Barbosa e para a acusação do procurador-geral , Roberto Gurgel, que terá até cinco horas para fazer seus argumentos e pedir a condenação dos réus.
 
No segundo dia, a sessão deve ficar restrita a sustentação oral das defesas dos 38 acusados. Segundo proposta do ministro Celso de Mello, na segunda semana de trabalhos, as sessões ocorreriam de segunda-feira a sexta-feira, sempre no período da tarde.
 
O encerramento da primeira fase do julgamento é previsto para terceira semana do mês, pelos dias 13 e 14 de agosto. A segunda fase do julgamento, tem inicio previsto a partir do dia 15 de agosto, e será voltado para os votos dos ministros, que decidirão a responsabilidade de cada um dos acusados e sugerir a punição ou absolvição. 

VEJA TAMBÉM

CAMPO GRANDE

VEJA TAMBÉM

Pré-candidatos fora do ar!

26 Junho 2012

Dia de luz para Romarinho

28 Junho 2012