NOTÍCIA

O sucesso de Delinha aos 75 anos de idade

18 Agosto 2012 por:

Redação Reality Ininvestment MS


Campo Grande (MS) - Parte da história da música em Mato Grosso do Sul, não pode ser contada sem mencionar Délio & Delinha. Délio foi casado com Delinha, e também parceiro da dupla que durante 56 anos fez canções que se tornaram uma referência regional.

Após a morte de Délio em 2010, a cantora Delinha ao 75 anos de idade é autêntica ao dizer que sua carreira continua porque precisa sobreviver e dar a volta por cima.

Como recordar é viver, Delinha resolveu relembrar a trajetória musical e apresentar novas composições através do CD "Moagem da Delinha", lançado na sexta-feira (15), no Clube União dos Sargentos.

A iniciativa de reproduzir  os sucessos partiu do filho de Delinha, João Paulo Pompeu. E assim, a cantora não só aceitou o desafio - como entrou no estúdio avisando que só iria cantar uma vez; e foi o que realmente fez de corpo e alma.

O CD foi gravado em junho do ano passado, no Horto Music, que é o estúdio do grupo Tradição, mas só ficou pronto no começo de 2012. O CD reune composições desde a época de Delio & Delinha, bem como novas canções, ao qual vários artistas também acompanharam.

"Meu filho João Paulo, me acompanha nas apresentações que faço em Campo Grande. Ele aprendeu a tocar com o pai". diz Delinha referindo-se a Délio.

A dupla se destacou pelo repertório original que produzia. A música que faziam não pode ser classificada como sertaneja nem como caipira. É um gênero marcado pela influência da música de fronteira (polca paraguaia) e do chamamé argentino.


Mais sobre a dupla Délio & Delinha

José Pompeu e Delanira Gonçalves Pompeu, popularmente conhecidos como Délio & Delinha,  são naturais de Vista Alegre, no município de Maracaju (MS). Primos e marido e mulher, iniciaram a carreira artística profissional na década de 1950, mesma época em que se casaram. Começaram cantando em festas e programas de auditório e foram conquistando reconhecimentos e desafios.

Sairam de MS e foram residir na capital paulista, onde cantaram nas Rádios "Bandeirantes" e "Nove de Julho". A mudança para São Paulo,  foi influenciada pelo compositor sul- mato-grossense Zacarias Mourão.

A partir de então a dupla gravou músicas em diversos ritmos de raiz, tais como o maxixe mato-grossense, a cana verde, o arrasta-pé e, principalmente, o Rasqueado. A maioria do repertório da dupla Délio e Delinha é de composição própria. participaram da gravação da trilha sonora do primeiro filme estrelado pela inesquecível dupla Tonico e Tinoco: "Lá No Meu Sertão" de Eduardo Llorente, em 1961. Retornaram para Mato Grosso do Sul e após 25 anos de casados se divorciaram.

Em 1978 se aproximaram novamente e a dupla lançou o disco independente "O Sol e a Lua".  Em 1993, influenciados por admiradores, a dupla reapareceu em algumas apresentações públicas. Felizmente, O final do casamento não foi o final da dupla caipira Délio & Delinha.

A dupla gravou 14 discos 78 RPM mais 19 LP's e mais 4 CD's. Em 2007 lançaram o CD e DVD em comemoração aos 50 anos de carreira. Délio morreu aos 84 anos, em 08 de fevereiro de 2010, em Campo Grande (MS), vítima de câncer de pulmão.
 

VEJA TAMBÉM

CAMPO GRANDE

Ávila reune acadêmicos e professores para apresentar propostas

25 Agosto 2012

VEJA TAMBÉM