NOTÍCIA
Olimpíadas: Arthur Zanetti renova ginástica brasileira com ouro inédito
06 Agosto 2012 por:Redação Reality Ininvestment MS
A Arena de North Greenwich foi palco de um ouro histórico. Não apenas para o Brasil, mas para o esporte sul-americano. Arthur Nabarrete Zanetti, com 22 anos e pouco mais de 1,50 de altura, desbancou o favorito na prova das argolas em sua Olimpíada de estreia, com um ouro inédito no esporte. Depois de nove anos de espera ? desde o Mundial de Anhaheim em 2003, quando Daiane dos Santos levou o ouro ? a ginástica brasileira conseguiu o lugar mais alto do pódio com um atleta que até então, não era sequer conhecido.
Arthur Zanetti foi a razão de uma considerável torcida verde e amarela em North Greenwich. Era o primeiro ginasta (ou atleta) com chances reais de conseguir uma medalha. Com muita frieza, persistência e um toque de estratégia, o vice-campeão mundial já tinha em mente qual seria sua meta: fica entre os melhores se não no pódio.
Com uma pontuação menor nas eliminatórias para se apresentar por último na final, o brasileiro já sabia o quanto precisaria para superar seus adversários quando chegou sua vez. E concluiu que não era impossível supera-los.
Seu maior concorrente, o chinês Yibing Chen buscava o bicampeonato olímpico. Ouro em Pequim-2008 além de ser tetracampeão mundial, Chen obteve 15.800, deixando a área das argolas sorridente. Sorridente até Zanetti começar a prova. No último Mundial, o técnico Marcos Goto constatou que Zanetti podia chegar ao ouro depois da prata do campeonato. Com uma série mais trabalhada e mais esforço, eles chegaram.
Depois de tantas expectativas frustradas na ginástica, tanto em Londres quanto nos Jogos passados (Atenas, Pequim), o paulista de São Caetano do Sul foi o melhor resultado desta edição das Olimpíadas, mas não foi o único: Sérgio Sasaki, outra revelação deixou sua marca depois do inédito 10º lugar na final.
Arthur começou na ginástica artística a mais de dez anos, começando seu caminho olímpico na Sociedade Esportiva Recreativa Cultural Santa Maria, associação que se mantém com recursos da prefeitura e com ajuda de terceiros. Seu nome apareceu no Mundial do Japão em 2011 e depois em Guadalajara no mesmo ano.
Depois do feito histórico e da surpresa que provocou no chinês, o atleta espera que a medalha seja um incentivo a mais nos esportes do Brasil. Zanetti, ouro olímpico nas argolas, volta com sensação de dever cumprido, por enquanto, pois já mira os Jogos Olímpicos em casa.
(Foto: AP)
Confira a prova de Arthur Zanetti que valeu o primeiro ouro da ginástica brasileira:
VEJA TAMBÉM
Olimpíadas: Vôlei e futebol crescem no 11º dia de Jogos
Seleção de Mano Menezes irá disputar o ouro com o México enquanto José Roberto Guimarães enfrentará o Japão no vôlei.
07 Agosto 2012Olimpíadas: Bronze no domingo; esperanças de medalhas na segunda
Scheidt e Prada conseguiram o bronze. O salto por equipe no hipismo e Arthur Zanetti buscam medalha nesta segunda (6).
05 Agosto 2012Olimpíadas: Brasil passa sufoco no 8º dia de Londres
Situações embaraçosas e jogos difíceis marcaram o sábado olímpico.
04 Agosto 2012INTERNACIONAL
Venezuela enfim, membro do Mercosul
01 Agosto 2012NACIONAL
CAMPO GRANDE

Fórum do Varejo em Campo Grande
07 Agosto 2012VEJA TAMBÉM
Segunda semana de julgamento do mensalão
05 Agosto 2012Lançamento Campanha Mulher reforça candidatura de Giroto
07 Agosto 2012Olimpíadas: Vôlei e futebol crescem no 11º dia de Jogos
07 Agosto 2012