NOTÍCIA

Olimpíadas: Arthur Zanetti renova ginástica brasileira com ouro inédito

06 Agosto 2012 por:

Redação Reality Ininvestment MS

 

A Arena de North Greenwich foi palco de um ouro histórico. Não apenas para o Brasil, mas para o esporte sul-americano. Arthur Nabarrete Zanetti, com 22 anos e pouco mais de 1,50 de altura, desbancou o favorito na prova das argolas em sua Olimpíada de estreia, com um ouro inédito no esporte. Depois de nove anos de espera ? desde o Mundial de Anhaheim em 2003, quando Daiane dos Santos levou o ouro ? a ginástica brasileira conseguiu o lugar mais alto do pódio com um atleta que até então, não era sequer conhecido.

Arthur Zanetti foi a razão de uma considerável torcida verde e amarela em North Greenwich. Era o primeiro ginasta (ou atleta) com chances reais de conseguir uma medalha. Com muita frieza, persistência e um toque de estratégia, o vice-campeão mundial já tinha em mente qual seria sua meta: fica entre os melhores se não no pódio.

Com uma pontuação menor nas eliminatórias para se apresentar por último na final, o brasileiro já sabia o quanto precisaria para superar seus adversários quando chegou sua vez. E concluiu que não era impossível supera-los.

Seu maior concorrente, o chinês Yibing Chen buscava o bicampeonato olímpico. Ouro em Pequim-2008 além de ser tetracampeão mundial, Chen obteve 15.800, deixando a área das argolas sorridente. Sorridente até Zanetti começar a prova. No último Mundial, o técnico Marcos Goto constatou que Zanetti podia chegar ao ouro depois da prata do campeonato. Com uma série mais trabalhada e mais esforço, eles chegaram.

Depois de tantas expectativas frustradas na ginástica, tanto em Londres quanto nos Jogos passados (Atenas, Pequim), o paulista de São Caetano do Sul foi o melhor resultado desta edição das Olimpíadas, mas não foi o único: Sérgio Sasaki, outra revelação deixou sua marca depois do inédito 10º lugar na final.

Arthur começou na ginástica artística a mais de dez anos, começando seu caminho olímpico na Sociedade Esportiva Recreativa Cultural Santa Maria, associação que se mantém com recursos da prefeitura e com ajuda de terceiros. Seu nome apareceu no Mundial do Japão em 2011 e depois em Guadalajara no mesmo ano.

Depois do feito histórico e da surpresa que provocou no chinês, o atleta espera que a medalha seja um incentivo a mais nos esportes do Brasil. Zanetti, ouro olímpico nas argolas, volta com sensação de dever cumprido, por enquanto, pois já mira os Jogos Olímpicos em casa.

 

 

(Foto: AP)

 

 

Confira a prova de Arthur Zanetti que valeu o primeiro ouro da ginástica brasileira:

VEJA TAMBÉM

Olimpíadas: Vôlei e futebol crescem no 11º dia de Jogos

Seleção de Mano Menezes irá disputar o ouro com o México enquanto José Roberto Guimarães enfrentará o Japão no vôlei.

07 Agosto 2012

Olimpíadas: Bronze no domingo; esperanças de medalhas na segunda

Scheidt e Prada conseguiram o bronze. O salto por equipe no hipismo e Arthur Zanetti buscam medalha nesta segunda (6).

05 Agosto 2012

Olimpíadas: Brasil passa sufoco no 8º dia de Londres

Situações embaraçosas e jogos difíceis marcaram o sábado olímpico.

04 Agosto 2012

INTERNACIONAL

NACIONAL

Caso do menino Sean

05 Agosto 2012

CAMPO GRANDE

Fórum do Varejo em Campo Grande

07 Agosto 2012

VEJA TAMBÉM

Olimpíadas: Vôlei e futebol crescem no 11º dia de Jogos

07 Agosto 2012